Gaudium news > Alguns fatos que abalaram a Igreja Católica na França em 2022

Alguns fatos que abalaram a Igreja Católica na França em 2022

Dos escândalos de abuso sexual até incivilidades passando por agressões e vandalismos, alguns fatos ocorridos em 2022 mostram que a Igreja Católica enfrentou um ano difícil, na França 

Catedral Catolica e incendiada na Franca

Redação (03/01/2023 11:30, Gaudium Press) O ano de 2022 foi um ano difícil para a Igreja Católica na França. Já em 2021, o relatório sobre os abusos sexuais cometidos por clérigos (o Relatório Sauvé) estimou o número de vítimas em 216 mil, desde 1950. A notícia causou um choque na sociedade.

Escândalos de agressões sexuais

Os Bispos franceses, responsáveis pela solicitação do relatório, se comprometeram a lutar contra os abusos no seio da Igreja. Contudo, em 14 de outubro de 2022, foi revelado que o Bispo Dom Michel Santier foi sancionado pelo Vaticano, em 2021, por abuso espiritual com objetivos sexuais nos anos 90.

No dia 7 de novembro, foi a revelação do Cardeal Jean-Pierre Ricard que chocou à Igreja. O Cardeal confessou que agiu de maneira repreensível em relação a uma adolescente de 14 anos.

Poucos dias depois, no dia 16 de novembro, o Arcebispo Emérito de Estrasburgo, Dom Jean-Pierre Grallet, revelou que cometeu gestos inapropriados em relação a uma mulher, quando ele ainda era franciscano, na década de 80. Processos eclesiásticos e civis estão em curso para analisar os casos dos três prelados franceses.

Além desses e de outros escândalos que fizeram correr a tinta da imprensa francesa e mundial, a Igreja Católica sofreu com ataques aos prédios sagrados ao longo de todo o ano de 2022, além de profanações, furtos entre outros prejuízos.

Jean Pierre Ricard cropped

Ataques e vandalismos nas igrejas

2022 começou com uma série de ataques de vandalismo e degradação cometidos contra igrejas parisienses entre 6 e 10 de janeiro. Um homem destruiu com uma barra de ferro algumas imagens na basílica de Saint-Denis, na região parisiense. A igreja de Saint-Germain foi profanada e hóstias foram roubadas, além de duas outras igrejas que foram saqueadas e profanadas na mesma época: a igreja de São Pedro em Bondy e a igreja de Saint-Germain-l’Auxerrois, em Romainville.

Já no mês de maio, no dia primeiro, uma paróquia de Anger foi atacada e pichada por sindicalistas que faziam uma manifestação perto da igreja. 

No dia 26 de julho, um homem destruiu várias imagens da catedral de Nossa Senhora de Boulogne-sur-Mer. O criminoso permaneceu no interior da igreja e com as portas do templo fechadas, ele destruiu inúmeras imagens e móveis do interior. O prejuízo causado é estimado em milhares de euros.

Em outubro, uma capela na Bretanha foi vandalizada a golpes de machado, inclusive o tabernáculo da capela foi danificado. Na cidade de Nantes, o pároco de Nossa Senhora denunciou que a igreja foi vítima de incivilidades ao longo de todo o ano de 2022; as pessoas aproveitam o espaço da igreja para beber e fumar.

Nas vésperas do Natal, a igreja de Sant’Ana de Arvor foi invadida e vandalizada. O presépio que estava aos pés do altar foi destruído, bem como uma imagem de Nossa Senhora e outra de Santa Teresinha.

Roubo de relíquias

Em 2022, algumas relíquias também foram roubadas no território francês. Na noite de 8 de janeiro de 2022, uma relíquia de São João Paulo II foi roubada do famoso santuário do Sagrado Coração, em Paray-Le-Monial. Até hoje a relíquia não foi encontrada.

O relicário do Precioso Sangue de Jesus foi roubado da Abadia da Santa Trindade, em Fécamp, no primeiro dia de junho. O relicário foi achado na Holanda algumas semanas depois.

Profanações

Aconteceram profanações ao longo do ano. No mês de janeiro, no dia 16, um homem profanou a Eucaristia esmagando uma hostia nas mãos uma hóstia durante a comunhão, na igreja do Espírito Santo, em Paris. Nas vésperas do ocorrido a igreja havia sido invadida por ladrões.

Em fevereiro, foi a vez de um influencer do TikTok  fazer polêmica. Benjamin Ledig fez um vídeo no interior de uma igreja na qual ele dançava de maneira irreverente e vestido indecorosamente no interior da igreja de São Paulo e São Luís. Ele foi condenado pelo tribunal judiciário de Paris, em 22 de abril.

Hostia

 Anticlericalismo

Apesar da condenação do tiktoker, algumas decisões da justiça mostram o avanço do anticlericalismo. A pedido de uma associação ateia, uma imagem de Nossa Senhora que estava na praça pública de La Flotte-en-Ré foi retirada após decisão da justiça, no mês de março.

A justiça francesa também decidiu pela retirada da imagem de São Miguel em Sables d’Olonne. A alegação é que a imagem infringe a lei de laicidade do país.

No dia 13 de outubro, a Corte europeu inocentou a feminista, membro de Femen, que similou o “aborto de Cristo” na igreja da Madeleine, em Paris. Em 2013, uma mulher seminua invadiu a igreja levando uma coroa de espinhos na cabeça e um véu azul, além disso ela tinha dois pedaços de carne para simbolizar Jesus abortado. A justiça francesa a condenou várias vezes. Contudo a Corte Europeia foi favorável à feminista explicando que a mulher se manifestava pelo direito ao aborto e que as decisões da justiça francesa “não são necessárias em um sociedade democrática”.

flotte la re

Atentados e agressões físicas

Agressões e tentativas de atentado também se deram em 2022. No dia 25 de janeiro, um homem vestido com uma djellaba, com um alcorão e uma faca em mãos procurava o pároco da basílica de Nossa Senhora da Trindade. O comportamento suspeito do homem, chamou a atenção da polícia. Ele foi detido e internado em uma instituição psiquiátrica.

No mês de abril, um homem invadiu a Missa na catedral de Toulouse munido de um pacote contendo explosivos, mas sem sistema de detonação.

Outro ataque com arma branca aconteceu no dia 24 de abril na igreja de São Pedro d’Arène, em Nice. Um homem munido de uma faca feriu um sacerdote e uma religiosa idosa antes de ser detido pela polícia.

Em setembro, dois jovens católicos, um rapaz de 17 anos e adolescente de 15 anos, foram insultados e agredidos em Rambouillet, em setembro de 2022. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas