sexta-feira, 06 de dezembro de 2024

Por que gaudium?

O porquê do nosso nome

Católicos com especial chamado para o mundo da comunicação, há muito os mentores desta agência queriam realizar uma iniciativa com aspectos novos, onde pudessem pôr em prática sua vocação. Daí nasceu a idéia de uma agência de notícias – concentrada no Brasil – dirigida ao público católico.

Foi nesse mesmo período que o Papa Bento XVI visitou o Brasil. Uma visita permeada de muitas bênçãos e alegria. Fato que seria o grande impulso que faltava para a concretização da obra. A alegria contagiou a nossa equipe, que resolveu finalmente por em prática o projeto da nova agência. Porém como se chamaria?

Na primeira homilia de Bento XVI no Brasil, o Santo Padre citou várias vezes trechos do importante documento do Concílio Vaticano II, a “Gaudium et Spes” (Alegria e Esperança).

Verdadeiramente aquela visita do Papa ao Brasil foi cheia de “Gaudium”, de uma alegria que trouxe também muita “spes”. Informar com alegria e esperança, eis numa palavra nossa missão. Inspirados por tais virtudes os criadores desta agência, por unanimidade, a batizaram de Gaudium Press.

Santa Francisca Romana enfrentou os demônios

Santa Francisca Romana enfrentou os demônios Durante o Grande Cisma do Ocidente (1378-1417), terrível flagelo para a Igreja e a Cristandade, Roma foi devastada por invasões, peste, fome. Nesse ambiente, a Providência suscitou uma dama de alta nobreza, que enfrentou e descreveu os demônios instigadores dessas e outras calamidades: Santa Francisca Romana.