Gaudium news > Relíquia do ‘Precioso Sangue’ que foi furtada na França, é restituída na Holanda

Relíquia do ‘Precioso Sangue’ que foi furtada na França, é restituída na Holanda

A relíquia do Precioso Sangue de Cristo que fica na abadia francesa de Fécamp foi finalmente devolvida pelos ladrões que a furtaram no passado mês de junho

Tabernaculo da reliquia do Sangue de Jesus Abadia de Fecamp

Redação (20/07/2022 10:15, Gaudium Press) A relíquia do Precioso Sangue foi furtada da abadia de Fécamp, na França, no dia 2 de junho de 2022

Na madrugada do dia 1° para o dia 2 de junho, o relicário foi roubado, algumas semanas antes da celebração da Missa do Precioso Sangue.

Além do relicário, outros objetos litúrgicos foram também roubados. Em razão da importância da relíquia e das qualidades artísticas do relicário, a polícia especializada contra o tráfico de objetos culturais foi acionada.

Primeiros contatos com os ladrões

Felizmente, o furto da relíquia não durou muito tempo. No começo de julho de 2022, os bandidos deixaram a relíquia na casa de uma pessoa que decidiu fazer um primeiro contato com o famoso detetive de artes, o holandês Arthur Brand, de 52 anos.

Através de um e-mail, o detetive foi informado que os bandidos queriam restituir a relíquia. Alguns dias depois, uma entrtega foi depositada na frente da casa do detetive, que se surpreendeu ao descobrir o relicário e os outros objetos furtados no interior da encomenda.

A autenticidade do relicário ainda precisa ser confirmada por expertos de arte, mas segundo o parecer de Arthur Brand, é muito difícil que uma cópia de um relicário medieval tenha sido fabricada em tão pouco tempo.

Restituição de obras de arte e investigação policial

O detetive afirmou ainda que apenas 8% das obras de arte roubadas são restituídas. O que faz desta restituição um verdadeiro acontecimento.

Além disso, Arthur disse que “ter o Santo dos santos em casa é uma espécie de ‘maldição'”. Os bandidos nunca encontrariam um comprador e, tampouco, poderiam devolver a relíquia diretamente na abadia por causa das câmeras de segurança.

O relicário está atualmente em possessão da polícia holandesa que iniciou uma investigação por furto.

Os investigadores buscam por vestígios de digitais ou DNA, embora a relíquia seja tocada por fiéis desde o século XIII…

Após o fim das investigações, a polícia holandesa vai devolver o relicário à abadia de Fécamp, na França. 

A relíquia do Precioso Sangue

A Tradição conta que a relíquia do Precioso Sangue contém algumas gotas de sangue de Jesus Cristo, recolhidas durante a crucifixão.

Acredita-se que José de Arimatéia tenha recolhido algumas gotas de sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, após ter descido o corpo da Cruz.

O relicário que abriga a relíquia é uma pequena obra de arte medieval. Feito em ouro,o relicário tem o formato de uma igreja no estilo antigo.

A pequena urna mede cerca de 30 centímetros e contém dois pequenos frascos com as gotas de sangue.

A relíquia ficou muito conhecida graças a uma bula do Papa Clemente V, de 1310,  concedendo indulgência aos peregrinos que visitassem a capela da relíquia. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas