Gaudium news > Tribunal francês determina retirada de imagem de São Miguel de praça pública

Tribunal francês determina retirada de imagem de São Miguel de praça pública

Conforme decisão judicial, uma imagem de São Miguel Arcanjo deve ser retirada de praça pública porque fere a laicidade de uma cidade francesa

São Miguel Arcanjo 1

Redação (19/12/2021 10:10, Gaudium Press): O tribunal regional da cidade francesa de Nantes determinou a retirada de uma imagem de São Miguel Arcanjo de uma praça pública.

Há cerca de um mês, um grupo radical que defende e promove a laicidade na França pediu a remoção de uma imagem de São Miguel localizada na praça em frente a uma igreja de mesmo nome, na cidade de Sables-d’Olonne.

A imagem de São Miguel pertencia ao pátio de um colégio homônimo que fora vendido e depois demolido.

A prefeitura da cidade decidiu colocar a estátua do arcanjo na praça de mesmo nome, em frente à igreja de São Miguel. A cerimônia de inauguração do novo local da imagem aconteceu no dia 6 de outubro de 2018.

A inauguração contou com a presença do prefeito e de um grupo de paraquedistas que foram honrar o padroeiro, São Miguel. A imagem foi abençoada por um sacerdote.

Segundo o parecer dos juízes a bênção da imagem caracteriza-a como um objeto da piedade cristã e não pode figurar em praça pública. A decisão do tribunal regional de Nantes concedeu 6 meses para a remoção da imagem.

A prefeitura da cidade tem dois meses para recorrer da decisão. O prefeito da cidade, Yannick Moreau, lamentou a sentença e afirmou que “o local da imagem de São Miguel é a praça de São Miguel, diante da Igreja de São Miguel”. 

O prefeito considerou ainda que os tribunais do país têm coisas mais importantes para decidirem ao invés de interferir no patrimônio artístico e cultural sob influência de grupos radicais. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas