Gaudium news > Arcebispo emérito da França reconhece gestos inapropriados em relação a uma mulher

Arcebispo emérito da França reconhece gestos inapropriados em relação a uma mulher

O antigo Arcebispo de Estrasburgo reconheceu, em uma mensagem pública, que teve “gestos inapropriados” em relação a uma mulher nos anos 80

Par Claude Truong-Ngoc / Wikimedia Commons - cc-by-sa-3.0, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35484047

Dom Grallet. Fonte: wikipedia. Créditos: Claude Truong-Ngoc

Redação (18/11/2022 06:10, Gaudium Press) Em uma mensagem divulgada publicamente, o Arcebispo emérito de Estrasburgo, Dom Jean-Pierre Grallet reconhece que teve “gestos inapropriados” em relação a uma mulher, no final da década de 80.

Dom Jean-Pierre Grallet, com 81 anos de idade, é o Arcebispo emérito de Estrasburgo, cidade do leste da França. Na mensagem, ele escreveu: “No final dos anos 1980, quando eu era religioso franciscano, tive gestos impróprios com uma jovem maior de idade”.

Ele detalhou que soube do depoimento na vítima, no verão de 2022, e que decidiu-lhe escrever para mostrar que ele tinha errado e para lhe pedir perdão. 

Investigação canônica e civil

Ele também afirmou que espera contribuir com a verdade e manifestou sua responsabilidade pelo ato. Com efeito, uma investigação canônica está em curso além de uma denúncia civil contra o Arcebispo.

O atual Arcebipo de Estrasburgo, Dom Luc Ravel, manifestou toda sua compaixão para com a vítima e sua família. Além disso, ele disse que compartilha “o choque e a dor de todos os sacerdotes e fiéis da diocese, em particular aqueles que conheceram Dom Jean-Pierre Grallet ou trabalharam com ele.”

No dia 7 de novembro, Dom Éric de Moulins-Beaufort, presidente da conferência dos Bispos da França, revelou que 11 Bispos estão ou estiveram implicados direta ou indiretamente a casos de agressão sexual. 

Jean-Pierre Grallet

Dom Jean-Pierre Grallet, nasceu em 20 de maio de 1941, fez os votos solenes nos fransicanos em 1968 e foi ordenado sacerdote no ano seguinte.

Ele foi capelão e professor de várias instituições de ensino: colégios, seminários e universidades. Em 2004, foi nomeado Bispo auxiliar de Estrasburgo, em 2007 foi nomeado Arcebispo da diocese.

Ele apresentou sua demissão à Santa Sé, em 2007, após ter atingido o limite de idade de 75 anos. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas