Gaudium news > Qatar: sinal de esperança e unidade para a comunidade católica

Qatar: sinal de esperança e unidade para a comunidade católica

O Arcebispo Aldo Berardi presidiu a missa solene de 1º de janeiro, na primeira igreja católica oficialmente reconhecida no Qatar.  

Catholic Church of Our Lady of the Rosary, Doha/ Facebook

Catholic Church of Our Lady of the Rosary, Doha/ Facebook

Redação (09/01/2024 10:33, Gaudium Press) Esta solene celebração eucarística no Qatar, em 01 de janeiro de 2024, constitui um “sinal de esperança e unidade para a comunidade católica, que inclui pessoas de diferentes etnias e nacionalidades, diferentes línguas e diferentes ritos católicos”, segundo informou à Agência Fides Dom Aldo Berardi, O.S.S.T., vigário apostólico da Arábia do Norte. 30.000 fiéis assistiram às missas deste dia na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Doha, Qatar.

Estabelecida em 2006, Nossa Senhora do Rosário é a primeira igreja católica reconhecida oficialmente no Qatar, por solicitação dos embaixadores no país. A construção foi realizada em um terreno cedido pelo Emir Hamad ben Khalifa Al Thani e consagrada em 15 de março de 2008 pelo Cardeal Ivan Dias, que na época era o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. Dom Berardi comentou: “É uma igreja enorme, localizada próxima ao novo aeroporto”.

Com efeito, esta igreja está situada em um “complexo religioso”, o qual abriga igrejas protestantes, indianas, coptas e ortodoxas. A igreja católica é a maior dentro desse complexo e tem planos de construção para uma nova em outra região do país.

O Vigário Apostólico explicou que “a situação no Vicariato da Arábia do Norte, que compreende o Barém, Qatar, Kuwait e Arábia Saudita, evolui de acordo com a diversidade, leis, culturas, tribos e as diferentes tendências dos muçulmanos, mais ou menos enraizadas”

O Pe. Xavier D’Souza, pároco de Nossa Senhora do Rosário, agradeceu a Dom Berardi por celebrar esta Eucaristia que marca o início do novo ano de 2024. “Expressamos nossa gratidão por seus esforços incansáveis à frente de nossa comunidade”, ressaltou ele.

Em seguida, o pároco agradeceu ao emir, ao primeiro-ministro, a toda a família real do Qatar e ao povo do país, por sua generosidade, fornecendo todas as instalações e autorizações necessárias para os serviços religiosos. Estendeu também os seus agradecimentos às autoridades governamentais e policiais por todo apoio.

Com informações Agenzia fides

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas