Gaudium news > Poloneses vão às ruas para defender reputação de João Paulo II

Poloneses vão às ruas para defender reputação de João Paulo II

Milhares de poloneses foram às ruas da capital polonesa, Varsóvia, para defender a reputação de João Paulo II

Filipinas ganha Santuario Diocesano dedicado a Sao Joao Paulo II 1

Redação (04/04/2023 08:00, Gaudium Press) Milhares de poloneses foram às ruas da capital polonesa, Varsóvia, no último 2 de abril para defender a reputação de João Paulo II, acusado recentemente por ter ocultado casos de pedofilia durante seu governo na arquidiocese de Cracóvia.

É bem conhecida a adesão à fé Católica e à figura do Papa polonês, por parte de seus compatriotas. Por esta razão, os poloneses foram à “Marcha nacional pelo Papa” munidos com bandeiras nacionais ou do Vaticano, para defender a reputação do falecido Pontífice.

As acusações contra João Paulo II

O autor holandês Ekke Overbeek publicou recentemente um livro intitulado “Maxima Culpa”. Em sua obra de caráter investigativo, o autor afirma que o então Cardeal Karol Wojtyla, futuro João Paulo II, encobriu sacerdotes da arquidiocese de Cracóvia envolvidos em casos de pedofilia.

Segundo Overbeek, o Cardeal transferia os sacerdotes de uma paróquia a outra a fim de evitar escândalos. O livro dá o exemplo de quatro sacerdotes: Kazimierz Lenart, acusado de abusar de um menor em 1969 e depois suspenso em 1979, pelo sucessor de Karol Wojtyla; Jozef Loranc, acusado de abuso em 1970 e que depois de uma passagem pela prisão continuou seu trabalho pastoral; Eugene Surgent, condenado à prisão por abuso de menores e depois enviado a outra diocese.

O autor de “Maxima Culpa” passou cerca de 10 anos entrevistando pessoas e vasculhando arquivos. Muitos dos arquivos usados por Overbeek são da antiga polícia comunista e as testemunhas pedem anonimato. O livro veio a lume juntamente com uma reportagem da televisão TVN, no dia 7 de março, apresentando acusações parecidas contra João Paulo II. A reportagem e o livro causaram polêmica no país de maioria católica.

No final de semana, os bispos poloneses comemoraram o centenário do nascimento de São João Paulo II com duas missas em locais significativos para a vida do Papa Santo.

Defendendo a reputação do Papa polonês

Os Bispos da Polônia se reuniram no último 16 de março para defender a reputação do Papa João Paulo II e publicaram uma declaração comum ao fim da 394ª assembleia geral. Segundo eles, o livro foi escrito “desprezando a análise científica, de forma tendenciosa, muitas vezes a-histórica e sem conhecimento do contexto”.

O documento assinado pelos epíscopos denunciam uma manipulação mediática em torno da figura do falecido Pontífice e acusa o livro de recorrer a fontes que “fiscalizam os cidadãos, escreviam denúncias, colaboravam com o regime comunista, perseguiam crentes e violavam consciências”.

A arquidiocese de Cracóvia também comunicou, no dia 10 de março, que “nenhum documento foi encontrado que pudesse atestar a veracidade das graves acusações feitas contra alguns dos hierarcas da Igreja de Cracóvia”, narra o comunicado. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas