Gaudium news > Missões Estrangeiras de Quebec completam 100 anos de evangelização

Missões Estrangeiras de Quebec completam 100 anos de evangelização

Queremos continuar a ser testemunhas vivas e presenças do Evangelho, sempre à disposição do Espírito que inspira nosso impulso missionário.

 Queremos continuar a ser testemunhas vivas e presenças do Evangelho, sempre à disposição do Espírito que inspira nosso impulso missionário.

Redação (04/02/2021, 15:30, Gaudium Press) “Ter cem anos para uma pessoa é um grande acontecimento. Chegar ao primeiro centenário de uma Sociedade missionária é pouco tempo, mas merece ser destacado como uma humilde contribuição para a difusão do Evangelho no mundo”.

Foi com estas palavras que o Superior Geral da Sociedade para as Missões Estrangeiras da Província de Quebec (PME), padre Roland Laneuville, iniciou sua carta dirigida aos missionários dessa Província canadense por ocasião da inauguração das comemorações do centenário da instalação da Sociedade Missionária no Canadá.

Um retrospecto mostra os primeiros passos de uma missão, seu crescimento, sucessos e dificuldades

Em sua carta o escreve o padre Roland Laneuville.recorda cem anos de uma epopeia que se iniciou com o envio de missionários a “uma terra desconhecida”:
“Em 2 de fevereiro de 1921, os bispos católicos se reuniram em Quebec e anunciaram o nascimento de uma sociedade missionária.

Em retrospecto, vemos os pioneiros garantindo os primeiros passos do recém-nascido, instruindo os jovens recrutas em sua missão, enviando-os a terras desconhecidas, fortalecem sua marcha, cumprem alguns compromissos, veem outros interrompidos.

Durante este período, a missão se estende da Ásia à América Latina e à África, a adesão se internacionaliza e se estende aos leigos associados.
Esta é a Vida de uma pequena instituição cuja a identidade viva se estende por um século.”

Um livro de aventuras escrito com a própria vida dos missionários

Para o padre Roland Laneuville, ler a história dos missionários é como ler um livro de aventuras escrito com a vida dos próprios missionários.
E ele narra alguns momentos históricos e convida a uma celebração com simplicidade:
“O gesto fundador segue-se a um período difícil, marcado pela chamada gripe espanhola. Um século depois, vivemos uma pausa, chamada Covid-19.
A memória da fundação não se esgota, portanto, se materializará em grandes encontros festivos, mas em menor grau, respeitando as diretrizes sanitárias dos diversos países em que nossos grupos locais estão presentes.
Nosso reconhecimento do passado continuará a ser um sentimento profundo como o Magnificat. Nossa solidariedade atual entre membros e associados será mais virtual.
Alegremo-nos com este presente das redes sociais, inimaginável há um século”.

O Superior Geral conclui indicando a atitude a adotar para este momento de pandemia: “Esta pausa permite-nos aprender com o passado e adaptar a nossa missão aos sinais dos tempos. Determinados a continuar a ser testemunhas vivas e presenças do Evangelho, hoje e amanhã estaremos à disposição do Espírito que inspira nosso impulso missionário e nos guia para uma tele-missão maior ”.

Sociedade para as Missões Estrangeiras da Província de Quebec

A Sociedade para as Missões Estrangeiras da Província de Quebec (SME) é uma sociedade missionária internacional composta por sacerdotes (membros perpétuos) e leigos (associados). Foi fundado em 2 de fevereiro de 1921 pelos bispos da Igreja de língua francesa do Canadá para ajudar a proclamar o evangelho a todas as nações. Inicialmente composta quase exclusivamente por canadenses, aos poucos foi se internacionalizando, oficialmente em 1997.
A Sociedade Missionária realiza o seu serviço acolhendo os valores culturais e religiosos dos povos com os quais partilha a vida quotidiana; testemunhar a própria fé; formar comunidades vivas e missionárias nos ambientes que os acolhem; comprometendo-se com a promoção da justiça e do respeito pela dignidade humana.

As equipes missionárias do SME, formadas por sacerdotes e leigos, estão instaladas na América Latina (Brasil, Honduras e Peru), na África (Quênia), na Ásia (Camboja, Hong Kong-China, Japão e Filipinas) e no Canadá. local de fundação da Sociedade.

(Com informações Agência Fides)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas