Gaudium news > México: na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe a Basílica estará fechada

México: na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe a Basílica estará fechada

As restrições significam que os cerca de 10 milhões de peregrinos que se reúnem na Basílica de Guadalupe por ocasião da Festa da Padroeira, estarão proibidos de estar lá, neste ano.

As restrições significam que os cerca de 10 milhões de peregrinos que se reúnem na Basílica de Guadalupe por ocasião da Festa da Padroeira, estarão proibidos ir até a Basílica neste ano.

Cidade do México (27/11/2020, 10:45, Gaudium Press) O Governo e a Prefeitura da Cidade do México, juntamente com a Arquidiocese do México, a Conferência Episcopal do México (CEM), a Basílica Nacional de Guadalupe distribuíram uma nota na qual informam que a Basílica de Guadalupe estará fechada entre os próximos dias 10 e 13 de dezembro.
Em outras palavras, isso significa que os cerca de 10 milhões de peregrinos de toda a América que se reúnem na Basílica de Guadalupe por ocasião desta festa estarão proibidos de realizá-la na Basílica da Padroeira da América.
Para justificar essas medidas a nota distribuída diz que as atitudes restritivas serão executadas para evitar uma nova difusão da Covid-19.

Basílica fechada, celebrações nas paróquias e nas casas

As autoridades religiosas recomendam que, afim de que se cumpram as medidas sanitárias estabelecidas contra o coronavírus, a celebração da festa de Nossa Senhora de Guadalupe seja nas suas paróquias e em casa e que as celebrações sejam acompanhadas através das rádios e televisão públicas e plataformas digitais da Basílica.
Um serviço de segurança será organizado nas proximidades da Basílica para desencorajar a chegada de fiéis
A prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum Pardo, declarou: “Nossos governos são laicos, mas sempre abrimos as portas para esta festa que pertence à grande maioria do povo mexicano”, mas, logo em seguida, acrescentou que um serviço de segurança será organizado no dia 12 de dezembro nas proximidades da Basílica de Guadalupe para desencorajar a chegada de fiéis.

As restrições significam que os cerca de 10 milhões de peregrinos que se reúnem na Basílica de Guadalupe por ocasião da Festa da Padroeira, estarão proibidos ir até a Basílica neste ano.

Cardeal justifica fechamento da Basílica na festa de celebração de Nossa Senhora de Guadalupe

O cardeal Carlos Aguiar Retes, arcebispo da Cidade do México, por seu turno, também procurou justificar o fechamento da Basílica afirmando que as atuais condições de saúde que o país atravessa devido à Covid-19 não permitem celebrar este ano Nossa Senhora de Guadalupe em peregrinações.
Portanto, segundo o Cardeal, para favorecer as recomendações estabelecidas, para o bem de todos os mexicanos, medidas de contenção serão tomadas para prevenir a propagação do vírus.
A Basílica de Guadalupe preparou um amplo programa de atividades que pode ser consultado em seu site e acompanhado pela televisão e pela Internet, além de diversas modalidades que permitem a participação ativa à distância.

Arcebispo de Monterrey e Presidente da CEM, justifica medidas de restrições e impedimento da presença de fiéis na Basílica

O Arcebispo de Monterrey e Presidente da CEM, Dom Rogelio Cabrera López, também justificou as medidas de restrições que levarão ao fechamento da Basílica e ao impedimento da presença de fiéis: “Juntamos a dor de todo o povo mexicano, que sofreu por causa desta pandemia, por quem está doente, por quem morreu. Queremos colaborar com nossas autoridades locais, com os governos de nossas cidades, para pôr em prática, (…) as medidas necessárias e que não pretendem minar o fervor, a devoção e a fé dos que celebram Nossa Senhora de Guadalupe ”.

(Com informações Fides)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas