Gaudium news > Cristo não está em quarentena e seu Evangelho não está acorrentado

Cristo não está em quarentena e seu Evangelho não está acorrentado

O coração de Nosso Senhor permanece aberto a todos homens e mulheres. Ainda que não possamos adorar juntos, cada um de nós pode buscá-lo nos tabernáculos de nossos próprios corações.

O coração de Nosso Senhor permanece aberto a todos os homens e mulheres. Ainda que não possamos adorar juntos, cada um de nós pode buscá-lo nos tabernáculos de nossos próprios corações.

Estados Unidos – Washington (Terça-feira, 07-04-2020, Gaudium Press) No início de uma Semana Santa radicalmente diferente das anteriores, na qual os templos permanecem fechados e os fiéis devem permanecer em casa unindo-se espiritualmente à Liturgia que se celebrará a portas fechadas, os Bispos dos Estados Unidos convocaram uma jornada nacional de oração para a Sexta-feira Santa. Invocando o Sagrado Coração de Jesus, em cuja honra os fiéis podem recitar uma ladainha para ganhar a indulgência plenária, os prelados do país ofereceram uma mensagem de plena confiança na misericórdia e no amor de Deus.

A longa Quaresma de 2020

“As gerações futuras recordarão isto como a longa Quaresma de 2020, um momento no qual a enfermidade e a morte de repente escureceram toda a terra”, indicou a declaração emitida pelo Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom José H. Gómez. “Mas sabemos que nosso Redentor vive. Inclusive neste momento extraordinário e desafiante, damos graças pelo que Jesus Cristo tem feito por nós através de sua vida, morte e ressurreição. Inclusive agora, nos maravilhamos do belo mistério de nossa salvação, quão precioso é cada um de nós aos olhos de Deus”.

(Leia também: Santuário de Lourdes é pulmão de oração diante da pandemia de coronavírus)

O coração de Nosso Senhor permanece aberto a todos os homens e mulheres. Ainda que não possamos adorar juntos, cada um de nós pode buscá-lo nos tabernáculos de nossos próprios corações.

Preocupação e dor pela ausência dos Sacramentos

A declaração destacou as restrições que obrigam quase em todos os países do mundo a Igreja a deixar de celebrar publicamente como “tempos quase sem precedentes na longa história da Igreja” e recordou que os Bispos são conscientes da preocupação e dor causadas pela ausência dos Sacramentos. “Esta é uma aflição amarga que todos sentimos profundamente. Nos dói com nosso povo e ansiamos o dia em que possamos nos reunir ao redor do altar do Senhor para celebrar os mistérios sagrados”.

Ladainha do Sagrado Coração de Jesus pelo fim pandemia de coronavírus

“Na Sexta-feira Santa, em nome dos Bispos nos Estados Unidos, rezarei a Ladainha do Sagrado Coração de Jesus para que se ponha fim à pandemia de coronavírus”, anunciou Dom Gómez. “Lhes peço que se unam a mim nesta oração, que se transmitirá ao vivo pela internet às 09h na costa oeste e ao meio-dia na costa leste. Unamo-nos como uma família de Deus aqui nos Estados Unidos para pedir a Nosso Senhor sua misericórdia”.

(Leia também: Coronavírus pode gerar outra epidemia, mas nada de pânico)

Indulgência plenária aos que oram pelo fim da pandemia

O Arcebispo expôs as condições para ganhar a indulgência plenária concedida aos que oram pelo fim da pandemia: “Para receber esta indulgência, devem rezar a Ladainha do Sagrado Coração na sexta-feira santa, arrepender-se verdadeiramente por seus pecados e desejar receber o Sacramento da Reconciliação assim que seja possível, e devem rezar pelas intenções do Papa”.

O coração de Nosso Senhor permanece aberto a todos os homens e mulheres. Ainda que não possamos adorar juntos, cada um de nós pode buscá-lo nos tabernáculos de nossos próprios corações.

Uma Semana Santa diferente

“No coração de Jesus, transpassado enquanto carregava a Cruz na Sexta-feira Santa, vemos o amor de Deus pela humanidade, seu amor por cada um de nós”, afirmou o Presidente da USCCB. “Esta Semana Santa será diferente. Nossas igrejas podem estar fechadas, mas Cristo não está em quarentena e seu Evangelho não está acorrentado. O coração de Nosso Senhor permanece aberto a todos os homens e mulheres. Ainda que não possamos adorar juntos, cada um de nós pode buscá-lo nos tabernáculos de nossos próprios corações”.

(Leia também: A Igreja é chamada a ser sacramento da esperança diante dos que espalham o medo)

Dom Gómez concluiu sua mensagem recordando que o amor de Cristo não pode mudar e se mantem inclusive nos momentos de prova. “Nestes mistérios que recordamos esta semana, renovemos nossa Fé em seu amor”, expressou. “E peçamos a nossa Santíssima Mãe Maria que interceda por nós, para que nos liberte de todo mal e nos conceda paz em nossos dias”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas