Gaudium news > A Igreja é chamada a ser sacramento da esperança diante dos que espalham o medo

A Igreja é chamada a ser sacramento da esperança diante dos que espalham o medo

A Igreja deve mostrar seu rosto maternal e misericordioso, preocupando-se por tornar mais forte a esperança nos corações das pessoas que lutam contra a pandemia.

A Igreja deve mostrar seu rosto maternal e misericordioso, preocupando-se por tornar mais forte a esperança nos corações das pessoas que lutam contra a pandemia.

Polônia – Varsóvia (Quinta-feira, 02-04-2020, Gaudium Press) A Comissão da Doutrina da Fé da Conferência Episcopal Polonesa, divulgou uma nota sobre a pandemia de coronavírus. O documento foi assinado pelo Arcebispo Dom Stanislaw Budzik e publicado no website do Episcopado polonês.

Profetas do medo

Os Bispos poloneses iniciam o texto alertando os fiéis contra os ‘profetas do medo’, que aproveitam este momento de reação espontânea de medo diante do perigo, para anunciar um fim apocalíptico do mundo e a suposta hora do castigo de Deus.

De acordo com o documento, o erro desses autoproclamados profetas é falar sem direito em nome de Deus, promovendo “receitas simples e ingênuas para mudar a situação”, interpretando a Providência como uma intervenção mecânica e imediata de Deus ao chamado do homem.

A nota adverte para o perigo concreto de manipular Deus, de colocá-lo à prova. Os Bispos destacam que o homem não pode ser um juiz, para acusar a Deus. Percorrendo esse caminho ilusório “nunca encontrará uma resposta satisfatória à pergunta sobre o significado do sofrimento”.

(Leia também: Dez conselhos para não se deixar dominar pelo medo durante a pandemia do coronavírus)

Ser sacramento de esperança

O documento ressalta que diante desta emergência sanitária, a Igreja é chamada a ser “sacramento de esperança” e que redescobrir sua missão consiste em proclamar a Cristo como fonte de esperança, consolo e fortaleza em um mundo atingido pelo sofrimento e a dúvida, contra a ameaça do desespero destrutivo.

Segundo os Bispos, a Igreja deve mostrar seu rosto maternal e misericordioso, preocupando-se por tornar mais forte a esperança nos corações das pessoas que lutam contra a pandemia.

União espiritual com Cristo Eucarístico

Recordando as restrições de mobilidade, necessárias para combater a epidemia de coronavírus, a Conferência Episcopal explica que é possível se unir espiritualmente com Cristo Eucarístico através das Santas Missas e orações transmitidas pela televisão, rádio e internet em geral.

(Leia também: Onde está Deus nesta pandemia de coronavírus?)

Concluindo, a Comissão da Doutrina da Fé encerra o documento convidando os fiéis a aproveitarem este difícil momento para redescobrir a prática da oração em família e a recitação do Rosário diário. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas