Gaudium news > Arquidiocese de São José da Costa Rica comemora seu primeiro centenário

Arquidiocese de São José da Costa Rica comemora seu primeiro centenário

No dia 16 de fevereiro, a Arquidiocese de São José celebra 100 anos com uma Missa com todos os Bispos da Costa Rica e lança o “Ano de São José”, além de outros eventos.

 No dia 16 de fevereiro, a Arquidiocese de San José celebra 100 anos com uma Missa com todos os Bispos da Costa Rica e lança o "Ano de São José", além de outros eventos.

Redação (16/02/2021, 16:10,  Gaudium Press) Neste dia 16 de fevereiro de 2021, a Arquidiocese de São José, na Costa Rica comemora 100 anos de criação e celebra seu centenário com um ato comemorativo e uma missa com todos os bispos do país.
Além disso, dentro das comemorações será lançada uma série de iniciativas para o “Ano de São José”, convocado pelo Papa Francisco e que está sendo celebrado de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021.

O Padre Francisco Morales González, delegado episcopal para a Liturgia da Arquidiocese de São José afirmou, para a ACI Prensa, que “o dia 16 de fevereiro tem uma particularidade para nós porque estamos celebrando 100 anos da criação da província eclesiástica da Costa Rica, fato ocorrido em 16 de fevereiro de 1921”.

Papa Pio IX, no ano de 1850 decidiu criar uma diocese na Costa Rica

Segundo o historia o sacerdote da Costa Rica, o Papa Pio IX,no ano de 1850 decidiu criar uma diocese na Costa Rica.
Em 1921, foram desmembrados dois territórios para que a Santa Sé pudesse formar outras duas dioceses. As duas dieoceses formadas foaram a de Alajuela e o Vicariato Apostólico de Limón.
Conforme anuncia o Padre Morales, no dia no dia 16 de fevereiro, a celebração se uma Missa de Ação de Graças que será precedida de um ato comemorativo, “no lugar onde foi a primeira ermida em homenagem a São José, e onde a arquidiocese estava praticamente fundada” e que contará com a presença, além de outras, de Dom Quirós e do prefeito de São José, Johnny Araya.

De “Villa Nueva de la Boca del Monte” a São José da Costa Rica, uma trajetória histórica

O sacerdote relata também para a ACI que “naquele lugar, em meados do século XVIII, havia uma aldeia e uma ermida com telhado de palha e havia, soubemos, uma pintura de São José que alguns missionários deixaram para trás.
Daí nasceu o que hoje é a capital e que naqueles anos se chamava Villa Nueva de la Boca del Monte ”.
“Nessa capela de palha, -diz o sacerdote- se venerava aquela pintura de São José e com o passar do tempo a cidade passou a se chamar Villanueva de San José, porque os vizinhos tinham devoção a São José. O nome foi mudando gradativamente para São José e essa é a origem remota do nome da capital costarriquenha ”.
O sacerdote destacou ainda que naquele mesmo lugar “esteve a paróquia de São José até 1776, altura em que foi transferida para o local onde hoje se encontra a catedral”.

Única Arquidiocese em todo mundo dedicada a São José

O sacerdote historia um fato importante: “a única arquidiocese do mundo dedicada a São José é a nossa. É verdade que existem dioceses a ele dedicadas, mas somos a única arquidiocese ”, frisou.
A Igreja no centro do país cresceu sempre sob a devoção de São José. A diocese se chamava São José da Costa Rica, sempre sob o patrocínio do Santo. “Quando foi criada a província eclesiástica, mantivemos o nome ”, explicou o delegado episcopal para a Liturgia.
O sacerdote explicou ainda que “não existe decreto legislativo ou executivo que declare São José como padroeiro. A tradição católica prevaleceu naturalmente e todos sabem que ele é o padroeiro, o que não acontece com a Virgem dos Anjos, que é a padroeira da Costa Rica, mas que tem um decreto legislativo que a estabelece como tal ”.

No dia do Centenário: lançamento do “Ano de São José

Neste dia histórico, sendo São José considerado o padroeiro da Costa Rica, da capital, da arquidiocese e da catedral, Dom Quirós aproveitará a missa do dia 16 de fevereiro para lançar o “Ano de São José”.
Para o Padre Morales o “Ano de São José” veio como pérolas “porque nos dá a oportunidade de motivar ainda mais a devoção de São José na arquidiocese.
Em todas as paróquias, a partir do dia 16 de fevereiro, uma imagem de São José será exibida ao longo deste ano ”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas