Gaudium news > Uma escola católica que não proclama a Cristo não é católica, afirma Arcebispo de Singapura

Uma escola católica que não proclama a Cristo não é católica, afirma Arcebispo de Singapura

Cidade de Singapura – Singapura (Quinta-feira, 02-04-2015, Gaudium Press) O Arcebispo de Singapura, Dom William Goh, sustentou uma reunião com mais de 400 educadores, pais de família, diretores e religiosos em um Congresso sobre Educação Católica ocorrido no mês de março. O prelado lhes recordou que os valores transmitidos nas escolas católicas tem sua fonte em Jesus Cristo e lhes pediu que esta realidade seja claramente expressada na vida das instituições.

Uma escola católica que não proclama a Cristo não é católica, afirma Arcebispo de Singapura.jpg

Dom William Goh, Arcebispo de Singapura.
Foto: Arquidiocese de Singapura.

“Uma escola católica que não proclama a Cristo explicitamente ao final do dia, não acredito que seja uma escola católica”, afirmou o Arcebispo em sua homilia durante a Missa do encontro. O prelado alertou sobre a importância deste trabalho em um mundo no qual os valores tradicionais são destruídos com rapidez sob a influência da secularização, o relativismo e o individualismo.

Educar em Cristo é dar vida

Mas defender os valores por si mesmo não é suficiente. “Nossos valores, finalmente, não são unicamente valores éticos, não, eles são os valores fundados em Cristo. Cristo é o centro de tudo o que fazemos”, recordou. “Quando lhes damos aos alunos valores e não lhes damos a fonte dos valores, os limitamos. É como dar-lhe um peixe a um pobre e não ensinar-lhe a pescar”.

Dom Goh destacou a missão dos docentes na formação dos estudantes, que comparou ao ato de transmitir a vida. “Mais que o físico e o material, sua tarefa é dar-lhes plenitude de vida”, indicou. “Perguntem-se: estamos sinceramente dando-lhes (aos alunos) uma vida mais plena?”.

Entre os desafios que os educadores católicos locais devem enfrentar, o Arcebispo incluiu a paulatina diminuição da povoação de estudantes católicos; uma menor presença dos religiosos, aos quais destacou como “ícones do sagrado” nas escolas; algumas disposições governamentais e a administração autônoma de algumas instituições católicas que recebem o patrocínio de várias comunidades religiosas.

Durante o encontro se destacou a importância da transmissão da Fé através de modelos como os Santos fundadores das comunidades religiosas e se recomendou que os alunos tenham acesso a um acompanhamento espiritual mais profundo. Também se recomendou a realização de retiros espirituais para os diretores: “A própria profundidade da espiritualidade como diretor de uma escola é um elemento crucial para a vida católica da instituição”, expressou o sacerdote Christopher Gleeson. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas