Gaudium news > Paróquia de São Leopoldo (RS) realiza Semana de Anchieta

Paróquia de São Leopoldo (RS) realiza Semana de Anchieta

São Leopoldo – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 26/05/2014, Gaudium Press) A Paróquia São José Anchieta, da Vila Duque de São Leopoldo, pertencente à Diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá de 2 a 6 de junho a Semana do Anchieta, motivada pela frase “Viveu como missionário, agiu como herói, morreu como santo”.

De acordo com o pároco da Paróquia São José Anchieta, Padre André Schroer, o evento tem como objetivo tornar o padroeiro mais conhecido, especialmente após a sua canonização, que ocorreu no dia 3 de abril. As atividades terão início sempre às 19h, com a celebração da Santa Missa. Na abertura da semana, haverá a exibição do filme “A Missão”, de Roland Joffé – embora não trate propriamente de Anchieta, o audiovisual colabora no sentido de fornecer uma visão geral de como era a situação dos missionários nos primeiros anos de evangelização.

Dentro da programação dos outros dias da semana, serão realizadas palestras do convidado Padre Luiz Cássio Moreira sobre as seguintes temáticas: José de Anchieta, o apóstolo do Brasil; introdução literária às obras de José de Anchieta e Anchieta, o dramaturgo. A entrada para a Semana do Anchieta será gratuita.

O palestrante, que pertence à Arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro, é doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz (PUSC), em Roma. Sua tese trata da transmissão da fé nos escritos de Anchieta e sua pesquisa gira em torno das obras, especialmente o teatro de Anchieta.

A Paróquia São José Anchieta, da Vila Duque de São Leopoldo, fica localizada na Rua General Osório, número 233. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (51) 3590 – 1387.

Biografia de São José de Anchieta

O Padre José de Anchieta nasceu nas Ilhas Canárias, na Espanha, em 1534. Veio para o Brasil aos 19 anos e aqui realizou toda a sua obra como evangelizador. Ele veio a falecer aos 63 anos, reconhecido como o apóstolo do Brasil. Ao longo dos 43 anos em que viveu no país, ele participou da fundação de escolas, cidades e igrejas.

Anchieta foi quem liderou a catequese dos índios tupiniquins e tamoios, que se espalhavam do litoral sul do estado de São Paulo ao Ceará. Foi autor da primeira gramática brasileira, a Arte da Gramática da Língua Mais Usada na Costa do Brasil. Escrita em seis meses, a cartilha descreveu e sistematizou no papel uma “língua nova, o tupi”. É considera o padroeiro dos Catequistas.

Anchieta foi canonizado dia 3 de abril por um decreto do Papa Francisco, se tornando oficialmente o terceiro santo brasileiro. São José de Anchieta se juntou a Madre Paulina, canonizada em 2002 pelo Papa João Paulo II e a Frei Galvão, que se tornou em 2007, no papado de Bento XVI, o Santo Antônio de Sant’Ana Galvão. O sacerdote se tornou santo sem a comprovação de nenhum milagre. Tratou-se de uma canonização equipolente, em que um homem ou uma mulher se tornam santos pelo conjunto da obra. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas