Gaudium news > “É necessário um ensinamento direto sobre o mistério da vocação na Igreja", diz Dom Restrepo

“É necessário um ensinamento direto sobre o mistério da vocação na Igreja", diz Dom Restrepo

Medellín (Segunda-feira, 28-11-2011, Gaudium Press) “É necessária um ensinamento direto e uma catequese orgânica sobre o mistério da vocação na Igreja, sobre o valor do sacerdócio que afunda suas raízes na condição de Cristo Bom Pastor e sobre a urgente necessidade que tem o povo de Deus de muitos e santos sacerdotes”, afirmou inicialmente em sua mensagem semanal dirigida aos fiéis o o arcebispo de Medellín, na Colômbia, Dom Ricardo Tobón Restrepo.

Tal exortação de Dom Restrepo se deve aos problemas enfrentados pela arquidiocese ultimamente no que concerne ao número de postulantes ao sacerdócio. “Estamos vivendo um momento em que se tem minguado notavelmente o número de seminaristas na Arquidiocese de Medellín e nos deve começar a preocupar seriamente o futuro de nossa vida eclesial. É uma situação frente a qual todos nós devemos nos sentir responsáveis”, destacou.

De maneira enfática, o arcebispo também disse que “chegou o tempo de falar valentemente da vocação ao sacerdócio, como um dom inestimável e uma forma esplêndida de serviço” intensificando por sua vez um trabalho pastoral no interior das famílias, com as crianças e com os jovens, e criar além do mais um viveiro de grupos vocacionais no interior de nossas paróquias”.

“É urgente ajudar o quanto seja necessário nossos seminários. A melhor maneira de agradecer ao Senhor os presbíteros que Ele nos deu é trabalhar todos intensamente na Pastoral Vocacional”, afirmou o prelado. Dom Restrepo disse ainda que “toda a pastoral da Igreja é pastoral vocacional”, posto que o trabalho evangelizado deve orientar-se para que cada pessoa descubra “a chamada que Deus lhe faz e a missão que lhe confia no mundo”.

Sobre a Pastoral Vocacional, Dom Restrepo complementou dizendo que ela é “um compromisso de todos os membros da Igreja para ajudar no discernimento desta chamada inefável com a que Deus nos faz ser e para o acompanhamento da resposta gozosa com a que cada cristão acolhe o projeto divino sobre a própria vida”.

Rezar pelas vocações
Dom Restrepo igualmente exortou os fiéis a orarem pelas vocações, especialmente pelo sacerdócio e pela vida consagrada. “O ponto partida é a oração, pois é Deus quem chama; por isso, Jesus nos pede que ‘roguemos ao Dono da seara que nos envie obreiros a sua seara’. Rezando pelas vocações, a Igreja faz um ato de fé, ao reconhecer que eles são um dom com os qual Deus nos abençoou”.

Com informações da Arquidiocese de Medellín

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas