Gaudium news > A Igreja deve renovar a formação dos leigos para o matrimônio, afirma Cardeal Antonelli

A Igreja deve renovar a formação dos leigos para o matrimônio, afirma Cardeal Antonelli

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 25-11-2011, Gaudium Press) A reflexão sobre a “Familiaris consortio” à luz da situação atual da família estará no centro dos trabalhos da XX Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para a Família. O Dicastério criado por João Paulo II no dia 13 de maio de 1981, justamente no dia do atentado à sua vida, celebra este ano os 30 anos da própria fundação com a exortação apostólica “Familiaris consortio”. Hoje na Sala de Imprensa foi apresentado o programa da celebração.

O Card. Ennio Antonelli, Presidente do Pontifício Conselho para a Família, recordou que o Beato João Paulo II queria entrar para a história como o Papa da família. A proclamação da criação do Dicastério só não aconteceu por causa do atentado que para o pontífice foi um sinal de Deus.

Depois de 30 anos de atividades do Pontifício Conselho, a situação da família encontra-se ainda em uma situação de grande dificuldade. O cardeal ressaltou que hoje, como nunca, são atuais os temas de: centralidade da família na nova evangelização; a vocação dos cônjuges para o amor; a pedagogia para a santidade e do caminho progressivo de conversão com humildade e confiança na misericórdia divina; a formação pastoral na preparação para o matrimônio.

Hoje se deve estudar novamente a “Familiaris consortio”, documento de grande fecundidade espiritual porque se nota no mundo atual a banalização das relações afetivas humanas.

“Quando dois jovens se unem – observou Mons. Jean Laffitte, Secretário do Dicastério – não é mais necessariamente sobre a base de uma aliança formalizada e de um projeto de vida. Os jovens não distinguem bem a diferença entre um matrimônio para sempre, quer dizer, até a morte, e um matrimônio por maior tempo possível”, afirmou o arcebispo que chamou ainda a atenção para a necessidade de um “respeito por si e respeito pelo outro” no “viver intensamente a comunhão das pessoas em um mútuo dom total”.

O outro aspecto que deve ser enfrentado é a educação para o amor em resposta à falta de integração da fé ativa com a própria vida e a consciência da santidade do casamento cristão sacramental.

Na coletiva para a imprensa foi apresentado o programa da Plenária que terá início com a Missa no altar do beato fundador Papa João Paulo II.

A discussão sobre a família se desenvolverá também à luz do tema da nova evangelização.

Também participarão da Assembleia os organizadores do próximo Encontro Mundial das Famílias em Milão, guiados pelo seu novo arcebispo, o Cardeal Angelo Scola.

A Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para a Família deverá ser concluída com uma audiência privada com o Santo Padre no dia 1º de dezembro. Nessa ocasião Bento XVI receberá uma edição das catequeses preparatórias para o EMF de Milão, em sete línguas.

Essa iniciativa do Pontifício Conselho despertou um grande interesse: além das sete edições em italiano, português, espanhol, inglês, francês, alemão e polonês, foram realizadas edições também em húngaro, romeno e árabe. A edição em chinês está sendo preparada.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas