Gaudium news > Bento XVI encoraja bispos australianos a repararem erros do passado

Bento XVI encoraja bispos australianos a repararem erros do passado

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 20-10-2011, Gaudium Press) Encerrando as atividades de sua visita “Ad Limina Aspotolorum”, os bispos australianos reuniram-se hoje pela manhã, no Palácio Apostólico, no Vaticano, com o Papa Bento XVI. Durante a audiência com os prelados, o Santo Padre falou, entre outros assuntos, a respeito da primeira santa australiana, Maria MacKillop, canonizada recentemente e os obstéculos que enfrenta a Igreja Católica na Austrália após os abusos sexuais cometidos por seu clero católico.

mackillop.jpg
Santa Maria MacKillop

“A resposta corajosa de Santa Maria MacKillop às dificuldades que enfrentou na sua vida possam inspirar os católicos de hoje a confrontar a nova evangelização e os desafios mais sérios do anúncio do Evangelho em toda a sociedade”, disse o Santo Padre aos bispos australianos logo no início do encontro. O pontífice recordou que, apesar das “circunstâncias que foram com frequência de grande prova”, ela “permaneceu sempre uma mãe espiritual, plena de amor pelas crianças e pelas mulheres que lhes eram confiadas”, sendo “uma professora inovativa da juventude”.

Bento XVI falou também sobre as mais dolorosas páginas da recente história da Igreja na Austrália. “É verdade”, disse o pontífice, “que o vosso é um fardo pastoral que tornou-se mais pesado pelos pecados e pelos erros cometidos no passado por outros, entre os quais, infelizmente, também alguns sacerdotes e religiosos; mas agora, cabe a vós o dever de continuar a reparar os erros do passado com honestidade e abertura, com o fim de construir, com humildade e determinação, um futuro melhor para todos os interessados”. Em seguida o pontífice encorajou os bispos a serem pastores de almas, junto aos sacerdotes, guiando com amor e verdade o próprio rebanho.

Ao fim do discurso, o Santo Padre pediu para os prelados dedicarem “um cuidado especial” à liturgia que agora é enriquecida por uma nova tradução inglesa do Missal Romano, “fruto de uma extraordinária cooperação” entre os bispos e a Santa Sé.(AA).

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas