Gaudium news > Papa abre Congresso Eclesial de Roma na Basílica de São João Latrão

Papa abre Congresso Eclesial de Roma na Basílica de São João Latrão

Roma (Terça-feira, 14-06-2011, Gaudium Press) O Papa abriu ontem à noite na Basílica de São João Latrão, em Roma, o Congresso Eclesial da Diocese de Roma. O Congresso concluiu o ano pastoral na diocese, da qual o pontífice é também bispo, e se realiza sob o tema “Ficaram com o coração compungido” (At 2, 37). A alegria de gerar para a fé na Igreja de Roma”. A participação do Santo Padre na abertura do evento é praxe, anual.

Em seu discurso aos presentes na Basílica, falando sobre a missão da Igreja nos dias de hoje, Bento XVI disse que agora “o empenho para uma renovada estação de evangelização” é um “dever não somente de alguns, mas de todos os membros da Igreja”.

2011-06-13T183656Z_2028659199_GM1E76E07FY01_RTRMADP_3_POPE.JPG
“A fé deve ser sempre anunciada”, disse o Santo Padre na abertura do Congresso Eclesial

Citando Hans Urs von Balthasar, o Papa lembrou que “a fé não deve ser pressuposta, mas proposta”. A reflexão proposta, assim, segundo o pontífice, se coloca no tema da nova evangelização e chama todos os fiéis à “renovada” evangelização em todo o campo de atividade pastoral, e também social. O Papa dirigiu-se em particular aos pais católicos, pedindo-lhes para ensinar os próprios filhos “a compreender com inteligência a verdade da fé” e “a viver experiências de oração, de caridade e de fraternidade”. Aos catequistas, pediu que ensinassem “a fé da Igreja, e não uma interpretação” particular.

“A fé não se conserva por si só no mundo – observou o Papa -, não se transmite automaticamente no coração do homem, mas deve ser sempre anunciada. E o anúncio da fé, por sua vez, para ser eficaz deve partir de um coração que crê, que espera, que ama, um coração que adora Cristo e crê na força do Espírito Santo!”

Bento XVI recordou ainda a necessidade de se anunciar sempre a “boa nova que Jesus é o Senhor” à toda a humanidade. Porque, graças à ressurreição, “nasceu uma nova compreensão da dignidade do homem e do seu destino eterno, da relação entre homem e mulher, do significado último da dor, do empenho na construção da sociedade. A resposta da fé nasce quando o homem descobre, por graça de Deus, que crer significa encontrar a vida verdadeira, a “vida plena”.

Passou-se quase um ano do anúncio da criação do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização com a missão de ajudar a Igreja Católica nos países do Ocidente para renovar a fé na sociedade. “Se os homens esquecem Deus é também porque com frequência se reduz a pessoa de Jesus a um homem sábio e sua divindade é enfraquecida e até mesmo negada”, ressaltou o Papa.

A própria missão da nova evangelização é dirigida a “adultos que não receberam o Batismo ou que se afastaram da fé e da Igreja”. Uma exigência “mais do que urgente hoje”, que requer que nos empenhemos com confiança, sustentados pela certeza que a graça de Deus sempre opera no coração do homem”, enfatizou, ao concluir seu discurso.

O Congresso da Diocese de Roma termina nesta quinta-feira, 16.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas