Gaudium news > Pontifícia Universidade Gregoriana fará simpósio sobre implantação de normas da Igreja em casos de abuso

Pontifícia Universidade Gregoriana fará simpósio sobre implantação de normas da Igreja em casos de abuso

Roma (Segunda-feira, 13-06-2011, Gaudium Press) “Direção da cura e da renovação” é o título de um simpósio que acontecerá em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em fevereiro de 2012, para ajudar os bispos a “responder adequadamente ao pedido da Congregação da Doutrina da Fé às Conferências Episcopais de preparar as Diretivas e planos pastorais eficazes sobre o tema dos abusos sexuais”. A data da apresentação das Diretivas vence em maio de 2012.

250px-Pontificia_Università_Gregoriana_-_Roma_-_Facciata.jpg
Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma

No próximo sábado, uma coletiva de imprensa na universidade explicitará o tema. O simpósio deverá reunir cerca de 200 participantes, principalmente bispos das diversas Conferências Episcopais e superiores-mores e religiosos. A Santa Sé deu seu apoio à iniciativa.

Os relatores do simpósio falarão não somente sobre o problema dos abusos sexuais e são especialistas de diversas competências psicológicas, pastorais, jurídicas e teológicas de vários países do mundo.

Sábado, na conferência, estará presente um desses especialistas, na verdade uma especialista: a baronesa Sheila Hollins, professora de psiquiatria na St. George’s University de Londres, que falará, a pedido do cardeal Murphy O’Connor. sobre como escutar as vítimas e sobre a construção da credibilidade.

Além disso, no sábado, na Pontifícia Universidade Gregoriana estarão presentes para apresentar o simpósio: Padre François Xavier Dumortier, reitor da instituição; o vice-reitor acadêmico e diretor do Instituto de Psicologia e responsável pelo Comitê organizador do simpósio, Padre Hans Zollner; Dom Charles Scicluna, promotor de justiça da Congregação para a Doutrina da Fé; Dom Klaus Peter Franzl, da Arquidiocese de Munique; e Dr. Hubert Liebhart, da Universidade de Ulm.

O simpósio deverá ainda apresentar um projeto de construção de um novo Centro E-learning multilínguístico para ajudar os responsáveis eclesiásticos a responder ao problema.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas