Gaudium news > Papa celebra missa de sétimo dia pela “Memor Domini” Manuela Camagni

Papa celebra missa de sétimo dia pela “Memor Domini” Manuela Camagni

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 30-11-2010, Gaudium Press) Após uma semana do trágico falecimento de Manuela Camagni, uma das quatro “Memores Domini” do apartamento papal, que viveu na família pontifícia desde 2005, o Papa celebrou hoje pela manhã uma missa de sétimo dia em sufrágio de sua colaboradora pessoal.

Para a cerimônia particular, realizada na Capela Paolina, no Palácio Apostólico do Vaticano, local reservado somente para cerimônias que envolvem a família pontifícia e que foi restaurado e reaberto em 2009, foram convidados alguns membros do círculo mais próximo do dia-a-dia do Papa e as demais “Memores Domini”.

O Papa nutria especial afeição pela leiga consagrada Manuela, com quem dividia a vida particular juntamente com seus dois secretários e as outras Memores Domini em “uma dimensão familiar”, como revela no recente livro de Peter Seewald e na Mensagem pelas suas exéquias.

monsenhor george.jpeg
Monsenhor Georg foi enviado pelo Papa a Sãn Pietro in Bango, terra natal de Manuela Camgni

Bento XVI já havia celebrado uma missa pela alma de sua colaboradora pessoal logo na manhã de sua morte. Também rendeu ma homenagem e rezou diante de seu caixão na câmara ardente da igreja de San Stefano dos Abissínios.

Para as exéquias na terra natal de Manuela, em San Pietro in Bango, o Santo Padre enviou seu secretário particular, mons. Georg Gänswein, para representá-lo e confiou a ele a leitura de uma mensagem que preparou, na qual, em tom bastante pessoal, afirma: “Pude beneficiar-me da sua presença e do seu serviço no apartamento pontifício, nos últimos cinco anos, em uma dimensão familiar”, e “me dá paz pensar que Manuela é uma “Memor Domini”, uma pessoa que vive na memória do Senhor”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas