Gaudium news > 20 missionários católicos foram mortos em 2023

20 missionários católicos foram mortos em 2023

O ano de 2023 testemunhou um recorde trágico no número de missionários católicos assassinados, ao todo foram 20 pessoas, sacerdotes, religiosos consagrados e leigos, que entregaram suas vidas no mundo

Seminaristas secuestrados

Redação (30/12/2023 19:00, Gaudium Press) O ano de 2023 testemunhou um recorde trágico no número de missionários católicos assassinados, com ênfase significativa na África, como revela o relatório da Agência Fides. Segundo a explicação da Fides, que todos os anos relembra os missionários católicos mortos durante o ano, o termo “missionário” deve ser entendido em um sentido mais amplo, considerando todo e qualquer batizado que participava ativamente da vida da Igreja.

O continente africano registrou o maior número de padres, religiosos, catequistas e leigos mortos violentamente, totalizando nove vítimas fatais. Dois sacerdotes, um seminarista e um noviço beneditino foram mortos por terroristas ou bandidos na Nigéria. No Burkina Faso, dois missionários foram assassinados. Na Tanzânia, um pároco perdeu a vida durante um ataque à igreja paroquial, enquanto um religioso consagrado foi assassinado nos Camarões e outro sacerdote na República Democrática do Congo.

Os números de vítimas fatais no continente americano também são impactantes. No México, dois sacerdotes e duas catequistas perderam a vida em um contexto marcado pela violência urbana. Nos Estados Unidos, o Bispo auxiliar de Los Angeles, D. David O’Connell, foi assassinado em sua residência, e outro sacerdote foi morto em Nebraska em 2023.

No continente asiático, dois leigos filipinos perderam a vida em um ataque a bomba durante a celebração de uma Missa no ginásio da universidade, e duas mulheres, mãe e filha, foram alvejadas por atiradores do exército de Israel. Na Europa, um leigo, o sacristão da igreja de Nossa Senhora de La Palma, foi morto a golpes de machadinha. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas