Gaudium news > Bento XVI volta a comparar as teologias “monástica” e “escolástica” e defende equilíbrio teológico

Bento XVI volta a comparar as teologias “monástica” e “escolástica” e defende equilíbrio teológico

Cidade do Vaticano (Quarta, 04-11-2009, Gaudium Press) Bento XVI, que nas audiências gerais semanais encerrou seu habitual ciclo de catequeses sobre os grandes escritores medievais e passou a voltar-se para questões teológicas, deu continuidade hoje à apresentação das teologias “mística” e “acadêmica”. Na audiência geral na manhã desta quarta-feira, apesar do frio, Bento XVI falou à uma multidão de fieis novamente sobre as teologias monástica – “do coração” – e escolástica – “da razão”.

Dando continuidade ao tema da semana passada, o pontífice citou a frase em latim “fides quaerens intellectum” (a fé busca a inteligibilidade). “Ora, enquanto São Bernardo (Claraval, tema da audiência da semana passada), típico representante da teologia monástica, se concentra na primeira parte, isto é, na “fides” – na fé, Santo Abelardo, que é um escolástico, se foca na segunda parte, isto é, no “intellectus”, na compreensão por meio da razão” – disse o Papa sobre dois grandes santos que apresentam diferentes relações com a teologia, uma mais espiritual e outra mais científica.

A partir dos exemplos de São Bernardo e Santo Abelardo, o Papa ressaltou que os teólogos modernos podem aprender “a utilidade e a necessidade de uma saudável discussão teológica na Igreja”. As questões mais urgentes são aquelas definidas pela Igreja, que permanecem “um ponto de referência inevitável”, sublinhou Bento XVI.

Segundo o Santo Padre, o risco da teologia moderna é a instrumentalização causada por um desequilíbrio entre os “princípios arquitetônicos que nos são dados pela Revelação”, isto é, os princípios basilares do ensinamento da Igreja Católica e os princípios sugeridos pela Filosofia, que são importantes, mas apenas “instrumentais”.

No encontro com o Papa estiveram presentes 12 mil pessoas. Ao dirigir-se aos fiéis em suas respectivas línguas, disse, a peregrinos de língua portuguesa:

“Uma cordial saudação aos peregrinos vindos de Coimbra e de São Paulo, ao grupo de Focolarinos do Brasil, aos fiéis cristãos da Catedral Nossa Senhora da Conceição em Bragança Paulista com seu Bispo Dom José Maria Pinheiro, e à tripulação do Navio-Escola «Brasil» com o seu comandante, que aqui vieram movidos pelo desejo de afirmar e consolidar sua fé e adesão a Cristo, o Senhor dos Navegantes: Ele vos encha de alegria e o seu Espírito ilumine todas as decisões da vossa vida para realizardes fielmente o projeto de Deus a vosso respeito. Acompanha-vos a minha oração e Bênção”.

No total, estiveram presentes hoje na audiência 455 fiéis brasileiros, que apesar do frio, responderam ao Papa com grande entusiasmo.

Em espanhol, o Papa também saudou os grupos presentes: “Saludo a los peregrinos de lengua española, en particular, a los miembros de la Hermandad de Labradores “Paso Azul”, de Lorca, a los fieles de distintas diócesis de Guatemala, a la delegación de la Escuela de Investigaciones Policiales de Chile, así como a los demás grupos procedentes de España, México y otros países latinoamericanos. Que en vuestra vida salvaguardéis siempre la fe de la Iglesia y hagáis triunfar la verdad en la caridad. Muchas gracias”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas