Gaudium news > Bispos poloneses renovam consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus

Bispos poloneses renovam consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus

A cerimônia foi presidida por Dom Stanislaw Gadecki, Presidente da Conferência dos Bispos Católicos Poloneses e Arcebispo de Poznań.

Bispos poloneses renovam consagracao do pais ao Sagrado Coracao de Jesus 1

Polônia – Cracóvia (14/06/2021 15:13, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 11 de junho, os Bispos da Polônia renovaram em Cracóvia a consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus, que completou 100 anos.

A cerimônia foi presidida por Dom Stanislaw Gadecki, Presidente da Conferência dos Bispos Católicos Poloneses e Arcebispo de Poznań. Estiveram presentes os Bispos que, reunidos na Arquidiocese de Cracóvia, participaram da 389ª sessão plenária da Conferência Episcopal.

Bispos poloneses renovam consagracao do pais ao Sagrado Coracao de Jesus 3

Agradecimento, perdão e fortalecimento da Fé

Segundo Dom Gadecki, o ato de consagração foi constituído por três partes: agradecer a Jesus por sua proteção e o dom da liberdade; pedir perdão pelos pecados cometidos; e um pedido de fortalecimento da Fé e do amor em nossos dias. “É necessário fidelidade e continuidade, uma profissão de fé renovada nesta declaração, para que possamos retribuir mais o nosso amor pelo amor do Senhor Jesus”, frisou.

Referindo-se a um vitral da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, o Arcebispo Gadecki afirmou que os católicos devem ver ali “um chamado para fazer do Coração de Deus o centro do universo. O novo ato é um grande impulso para recordar esta verdade, que deve estar presente na vida de cada cristão”.

Bispos poloneses renovam consagracao do pais ao Sagrado Coracao de Jesus 2

Consagração da Polônia ao Sagrado Coração de Jesus

No dia 27 de julho de 1920, a Conferência Episcopal da Polônia implorou a ajuda de Deus diante do avanço do Exército Vermelho e consagrou o país ao Sagrado Coração de Jesus.

“No momento em que nuvens escuras encobrem nossa pátria e nossa Igreja, clamamos como teus discípulos surpreendidos por uma tempestade no mar: Senhor, salva-nos, porque estamos morrendo”, diz um trecho da invocação feita na ocasião.

Apesar da inferioridade numérica, no mês seguinte, o exército polonês conseguiu derrotar as Forças Armadas russas, conquistando uma vitória militar que entrou para a história como “O milagre do Vístula”, inspirada no nome do rio polonês, palco da batalha. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas