Gaudium news > Papa Francisco nomeia novo prelado para a Ordem de Malta

Papa Francisco nomeia novo prelado para a Ordem de Malta

O Papa Francisco anunciou uma nova nomeação na Ordem de Malta. O sacerdote espanhol Luis Manuel Cuña Ramos, de 57 anos, foi designado como o novo prelado da Ordem

Ordem de Malta

Redação (21/12/2023 15:40, Gaudium Press) A nomeação do sacerdote espanhol Luis Manuel Cuña Ramos pelo Papa Francisco foi anunciada nesta quinta-feira, 21 de dezembro. Padre Cuña Ramos vai substituir o bispos francês, Dom Jean Lafitte, que era o prelado da Ordem de Malta desde 2015.

Monsenhor Luis Manuel Cuña Ramos nasceu em Orense (Espanha) em 1966 e foi ordenado sacerdote em 14 de junho de 1992. Ele tem licenciatura em História pela Universidade Gregoriana de Roma. Traabalhou por mais de duas décadas no arquivo histórico da Congregação para a Evangelização dos Povos. Desde 2012, desempenha a função de consultor histórico no Dicastério para as Causas dos Santos, contribuindo significativamente nos processos de beatificação e canonização.

No âmbito de sua diocese de incardinação, Cuña Ramos ocupa diversas posições, sendo arquivista canônico e bibliotecário da Catedral, delegado episcopal para patrimônio e bens culturais; ele atual no Instituto Teológico Divino Maestro como professor de história antiga e medieval, além de exercer o cargo de administrador paroquial.

Mudanças na Soberano Ordem de Malta

A nomeação de Mons. Cuña Ramos é a mais recente de uma série de mudanças significativas no Ordem de Malta nos últimos anos. Em setembro de 2022, o Santo Padre promulgou uma nova constituição para a Ordem, afim de resolver conflitos internos e, sobretudo, redefinir a relações entre o Soberano da Ordem de Malta e a Santa Sé.

Em junho de 2023, o Papa Francisco nomeou o Cardeal Gianfranco Ghirlanda, como patrono do Ordem de Malta. O Cardeal Ghirlanda, jesuíta e ex-reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana, participou ativamente na elaoração da nova constituição da Ordem e foi nomeado com com faculdades especiais pelo Papa. Em maio deste ano, o canadense John Dunlap foi eleito Grão-Mestre da Ordem, tornando-se o primeiro norte-americano a assumir o cargo de Grão-Mestre na história da Ordem. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas