Gaudium news > Cardeal Gianfranco Ghirlanda novo patrono da Ordem de Malta

Cardeal Gianfranco Ghirlanda novo patrono da Ordem de Malta

Nomeado hoje, 19 de junho, pelo Papa Francisco, Cardeal Ghirlanda, jesuíta e renomado canonista, sucede ao cardeal americano Raymond Leo Burke.

Foto: Vatican Media

Foto: Vatican Media

Redação (19/06/2023 16:55, Gaudium Press) Após uma crise interna no final de 2016 e início de 2017, o Papa nomeou um delegado especial para exercer as funções de fato de líder, auxiliar a Ordem no processo de atualização de sua Carta Constitucional e do Codex Melitense, e cuidar da “renovação espiritual e moral da Ordem, especialmente de seus membros”.

Em 2017, foi nomeado o então substituto da Secretaria de Estado Giovanni Angelo Becciu, criado cardeal em 2018, também renovado para um segundo mandato. Becciu, que renunciou em 2020, foi sucedido pelo cardeal Silvano Maria Tomasi, ainda delegado especial da Ordem Soberana.

Hoje, 19 de junho, o Papa Francisco nomeou o cardeal Gianfranco Ghirlanda, 80 anos, como o novo patrono da Ordem de Malta. Ex-reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana, o cardeal jesuíta Gianfranco Ghirlanda sucede ao cardeal americano Burke, nomeado em 2014. Suas funções até agora eram desempenhadas por um delegado especial.

Como especialista, o cardeal Ghirlanda colaborou na elaboração da nova Constituição da Ordem de Malta, publicada em 3 de setembro de 2022, segundo a qual o Sumo Pontífice nomeia como seu representante junto à Ordem um Cardeal com o título de Cardinalis Patronus, eventualmente dotado de faculdades especiais.

O documento reafirma os deveres do Cardeal Patrono, como sinal da solicitude do Santo Padre pela Ordem, de “promover o bem espiritual da Ordem” e as relações com a Santa Sé. É também sua responsabilidade informar o Papa da eleição do novo Grão-Mestre, que presta juramento na presença do cardeal numa sessão solene do Conselho de Estado.

Com informações Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas