Gaudium news > Os 10 verdadeiros ‘extremismos’ do Santo Rosário

Os 10 verdadeiros ‘extremismos’ do Santo Rosário

“O Rosário diário tem tantos inimigos que me parece um dos mais importantes favores de Deus o perseverar na prática desta devoção até a morte”. (São Luís Maria Grignion de Monfort)

Rosario

Redação (27/08/2022 09:28, Gaudium Press) Há algumas semanas, um artigo na revista americana The Atlantic, escrito pelo jovem historiador Daniel Panneton, escandalizou o público católico por seu conteúdo ostensivamente ofensivo, impreciso e arbitrário. No referido artigo, refere-se ao Santo Rosário como um “símbolo extremista, ligado à política conspiratória e à cultura das armas”.

Longe de argumentar contra este flatus vocis, que procura em vão manchar a fisionomia imaculada da Santa Igreja e da Bem-Aventurada Virgem Maria, daremos aqui os 10 verdadeiros “extremismos” do Santo Rosário, baseados no livro “O Segredo Admirável do Santo Rosário” escrito por São Luis Maria Grignion de Montfort.

É extremamente útil evitar o pecado: “Com o Rosário diário alcançarás o que é necessário para evitar o pecado mortal, vencer todas as tentações, no meio das torrentes de iniquidade do mundo que com frequência arrebatam aqueles que se julgam mais seguros, no meio de espíritos malignos mais habilidosos do que nunca, e sabendo que lhes resta pouco tempo para tentar, fazem-no com maior astúcia e sucesso ” (139).

Extremamente eficaz para nos levar a Jesus: Sua recitação é uma verdadeira escada de vinte degraus pela qual subimos de virtude em virtude até chegarmos a Jesus (78)

Extremamente exorcístico: “Empunha a arma de Deus que é o Santo Rosário! Com ela destruirás a cabeça do demônio e poderás resistir a todas as tentações. Daí resulta que mesmo o rosário material seja tão terrível para o diabo e que os santos o usaram para acorrentá-lo e arrancá-lo do corpo dos possessos – como atestam tantas histórias” (85).

Extremamente fecundo: Assim disse a Santíssima Virgem a São Domingos “Meu filho, lembra-te que quando Deus quis renovar o mundo, primeiro enviou primeiro a chuva da Saudação Angélica. Assim o mundo foi renovado. Exorta, então, as pessoas em seus sermões a rezar o Rosário e você colherá grandes frutos para as almas” (16).

Extremamente atacado: “Embora a devoção do Santo Rosário tenha sido autorizada pelo Céu com muitos milagres e tenha recebido a aprovação da Igreja por meio de bulas pontifícias, hoje não faltam libertinos, ímpios e orgulhosos que ousam difamar a confraria do Santo Rosário ou afastar dela os fiéis. É fácil reconhecer que suas línguas estão infectadas com o veneno do inferno e que se movem por impulso do Maligno” (30).

Extremamente valioso para ir para o Céu: “Um dia Nosso Senhor apareceu a Santa Gertrudes, contando algumas moedas de ouro. “Que fazeis” — perguntou ao Senhor — ‘Conto as tuas Ave-Marias — respondeu Jesus Cristo — são as moedas com que se compra o paraíso!’” (54).

Extremamente vitorioso: “Nossa vida é de contínua guerra e tentação (Cf. Jó 7,1). Devemos lutar não contra os inimigos de carne e osso, mas contra os próprios poderes infernais (Cf. Ef 6,12). Que melhor arma podemos empunhar para combatê-los do que a Oração Dominical (o Pai Nosso) ensinada pelo nosso próprio capitão e a Saudação Angélica (a Ave Maria), que afugentou os demônios, destruiu o pecado e renovou o mundo? (84)

Extremamente infalível: “O Rosário, juntamente com a meditação da vida e paixão do Senhor, agrada muito a Jesus Cristo e à Santíssima Virgem e é muito eficaz para obter o que desejas. Recorramos, portanto, à devoção do Santo Rosário em todas as nossas necessidades e obteremos infalivelmente tudo o que pedirmos a Deus para nossa salvação” (91).

Extremamente benéfico: Porque nos enche de graça durante a vida, de paz na hora da morte e de glória na eternidade (23).

Extremamente agradável à Santíssima Virgem: “Saudai a Santíssima Virgem, honrai vossa bondosa Mãe”! (…) Apresente a Ela pelo menos cinquenta Ave-Marias diariamente, cada uma contendo quinze pedras preciosas que agradam mais a Maria do que todas as riquezas da terra. O que não poderás, então, esperar de sua generosidade? (53).

“O Rosário Diário tem tantos inimigos que me parece um dos mais importantes favores de Deus o perseverar na prática desta devoção até a morte. Persevera e alcançarás a admirável coroa, preparada no Céu para a tua fidelidade: Permanece fiel até a morte e eu te darei a coroa da vida (Ap 2,10)” (150).

 

Por Guillermo Torres Bauer

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas