Gaudium news > Número de católicos na Espanha diminuiu durante a pandemia?

Número de católicos na Espanha diminuiu durante a pandemia?

Pesquisa realizada na Espanha apresenta queda de 5% em relação aos católicos não praticantes.

católicos na espanha

Espanha – Madri (Quinta-feira, 16-04-2020, Gaudium Press) Assim indicam os dados oferecidos pelo Centro de Pesquisas Sociológicas (CIS, em sua sigla em espanhol), organismo autônomo anexado ao Ministério da Presidência da Espanha, que tem como fim primordial “o estudo científico da sociedade espanhola” através de contínuas pesquisas estatísticas sobre os diversos âmbitos da sociedade.

Mensalmente o CIS realiza um “barômetro”, medição de aspectos da povoação como idade, sexo, estado civil e algumas perguntas mais específicas sobre temas de atualidade.

(Leia também: Católicos no mundo: aumenta número de fiéis, diminui número de padres)

Como os espanhóis se definem em matéria religiosa

Uma das perguntas que se repetem nos sucessivos barômetros é o de sua posição em matéria religiosa: “Como você se define em matéria religiosa: Católico/a praticante, católico/a não praticante, fiel de outra religião, agnóstico/a, indiferente ou não fiel, ou ateu/ateia?

Número de católicos na Espanha diminuiu durante a pandemia CIS

Católicos praticantes e não praticantes

De acordo com o barômetro especial realizado entre os dias 30 de março e 7 de abril deste ano, aqueles que se declaram católicos praticantes representam 19,5% da população, e os que se definem como católicos não praticantes seriam 41,7 % da mesma, somando um total de 61,2 % de espanhóis que se afirmam católicos.

O descenso é nos católicos ‘não praticantes’

No entanto, de acordo com a análise realizada por Juanjo Romero na Infocatólica, esse 61,2 % representa uma queda de mais de 5% com respeito a medição do mês anterior, que registrava um total 66,8 % de católicos.

Uma análise mais detalhada dessa variação, mostra que essa queda de mais de 5 por cento se dá não entre os católicos que se dizem praticantes, mas daqueles que afirmam que não o são, que passaram de 47,3% a 41,7 %.

Número de católicos na Espanha diminuiu durante a pandemia CIS 2

Descenso muito lento

Se os dados expostos forem tomados como certos, algo que em pesquisas estatísticas nem sempre é tão ‘matemático’, a queda é realmente abrupta, mas se forem comparados com dados anteriores se mostram sim um descenso, mas muito lento.

(Leia também: Vaticano publica novo Anuário Pontifício e Anuário Estatístico da Igreja)

Dado que a brusca queda de 5% se deu durante o período de restrições de mobilização, e quando os templos de forma geral foram fechados na Espanha, diversos analistas levantam a hipótese de que exista uma relação entre a dificuldade de acesso a sacramentos e a abrupta queda do índice de espanhóis ‘não praticantes’.

Significado do termo “não praticante”

Além disso, não se especifica o concreto significado do termo “não praticante”, ainda que se entenda que seriam pessoas com menos acesso aos sacramentos e/ou menos freqüência à Missa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas