Gaudium news > Vaticano publica novo Anuário Pontifício e Anuário Estatístico da Igreja

Vaticano publica novo Anuário Pontifício e Anuário Estatístico da Igreja

Cresce o número de batizados e de diáconos permanentes; diminui o número de sacerdotes e de religiosos.

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 25-03-2020 Gaudium Press) No período entre 2013-2018, o número de católicos batizados aumentou 6%, ou seja, 75 milhões em números absolutos. Os católicos constituem um pouco menos de 18% da população mundial.

O número de sacerdotes tem uma contração nesse período, caindo 0,3% sobretudo na segunda parte desse período. Essa queda foi puxada pelo número de sacerdotes na Europa que caiu 7%. Já o clero da África e Ásia cresceu 14,3% e 11% respectivamente. O diaconato permanente cresceu 10%.

A nota do boletim da Santa Sé comenta que “a crise dos religiosos professos não sacerdotes não dá indícios de diminuir e é preocupante que no mundo continuam a decrescer”. De fato, entre 2013-2018 diminuiu 8% o número de religiosos professos.

A queda no número de religiosas professas é semelhante: 7,5% no mesmo período. As variações negativas da Europa, Oceania e América são bem preocupantes: -15% na Europa, -14,8% na Oceania e -12% na América. Já na África esse número cresceu 9% e na Ásia 2,6%.

O número de seminaristas maiores diminuiu 2% nesse período, com uma grande redução na Europa (-15,6%) e América (-9,4%). (FAR).

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas