Gaudium news > Nossa Senhora de Chiquinquirá: restituídas as joias

Nossa Senhora de Chiquinquirá: restituídas as joias

Ontem, dia da sua festa, realizou-se a cerimônia de “Restituição das Joias à Tela Sagrada” de Nossa Senhora de Chiquinquirá, Padroeira da Colômbia, que tinham sido furtadas.

Foto: Captura de tela do Facebook – Basílica Chiquinquirá

Foto: Captura de tela do Facebook – Basílica Chiquinquirá

Redação (10/07/2022 08:31, Gaudium Press) A cerimônia que aconteceu ontem, dia 9 de julho, no Santuário da Virgem de Chiquinquirá na Colômbia foi muito emocionante, não só no dia em que se celebra sua festa, mas também pela realização da cerimônia de “Restituição das Joias à Tela Sagrada”; joias que foram roubadas do ícone milagroso há exatamente um ano. Nesse mesmo dia, e após o aviso dado às autoridades pelos padres dominicanos guardiões do Santuário, o ladrão foi capturado e as joias recuperadas.

A solene missa da cerimônia foi presidida pelo Cardeal Rubén Salazar, arcebispo emérito de Bogotá, e contou com a presença dos bispos colombianos que haviam concluído sua CXIII Assembleia Plenária. Na homilia, o cardeal destacou vários aspectos da alegria cristã, fundamentalmente por fazer parte da comunidade do amor de Deus, sob o manto da Virgem, onde existem as condições para que a solidariedade e a paz se estabeleçam. Estava também presente o núncio apostólico, Mons. Luis Mariano Montemayor.

IMG 20220709 WA0065 768x576 1

Ato de restituição-reparação

Após a homilia, foi realizado propriamente o ato de restituição.

Enquanto um religioso dominicano lia proclamações sobre o simbolismo das joias, cadetes da escola da polícia nacional traziam cada uma das joias em almofadas vermelhas, que foram recebidas, diante do presbitério, por oficiais de alta patente do Exército e da Polícia, ao mesmo tempo em que soavam as notas de hinos festivos e cânticos do coro e banda dos Arautos do Evangelho.

Em seguida, esses oficiais levaram as joias aos pés da Imagem, que havia descido de seu lugar habitual, para que o Arcebispo de Bogotá e presidente da Conferência Episcopal, Mons. Luis José Rueda, as colocasse.

Além de restituir no milagroso ícone a coroa de Nossa Senhora e do Filho de Deus, o cetro, os rosários e a meia-lua a seus pés, os padres dominicanos ofereceram um novo presente à Virgem: um globo coroado com a cruz, que foi colocado sobre a meia-lua, símbolo do governo materno de Nossa Senhora sobre o mundo.

Com a maior reverência, Mons. Rueda beijava as joias antes de colocá-las na tela milagrosa. O Arcebispo deu uma bênção especial ao globo: a nova joia da Virgem de Chiquinquirá.

No final da Missa, o Cardeal Salazar rezou em nome de todos os presentes e fiéis uma consagração à Virgem Maria: “Dá-me os teus favores, ó Mãe Celestial”, “Acompanha-me na minha fraqueza”, foram algumas das expressões desta consagração.

Abaixo, segue um breve registro fotográfico do belíssimo evento. Fotos: Jesse Arce / Gaudium Press

 Chiquinquira 1 768x576 1

Chiquinquira 3 768x576 1

Chiquinquira 2 768x576 1

Chiquinquira 4

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas