Gaudium news > Colômbia: joias roubadas serão restituídas a Nossa Senhora

Colômbia: joias roubadas serão restituídas a Nossa Senhora

A padroeira da Colômbia, Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, terá joias e adornos restituídos

Nossa Senhora de Chiquinquira

Redação (19/01/2022 10:30, Gaudium Press) A Conferência Episcopal colombiana anunciou que um ato solene para restituir as joias da imagem de Nossa Senhora de Chiquinquirá acontecerá em julho.

Em 9 de julho de 2021, dia da festa da Virgem de Chiquinquirá, um desconhecido roubou as joias que adornavam a imagem. Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá é a padroeira da Colômbia e uma devoção muito conhecida também na Venezuela. Após alguns meses de investigação, a polícia conseguiu encontrar as joias roubadas.

Ato solene de restituição

Um ato solene de restituição das joias está previsto para a próxima festa da padroeira, 9 de julho, data que comemora também o centenário da coroação da imagem como Rainha e Padroeira da Colômbia.

“Este ato de restituição de suas joias reviverá aquele 9 de julho de 1919, quando no governo de Marco Fidel Suárez, na Plaza de Bolívar da cidade de Bogotá e diante dos olhos do povo colombiano, a imagem sagrada foi coroada”, precisou a Conferência Episcopal da Colômbia.

O reitor do santuário, Frei Carlos Mário Alzate Montes espera que a cerimônia seja uma ocasião para o povo colombiano agradecer a proteção e o auxílio da Virgem Maria.

Os dominicanos, responsáveis pelo santuário, precisaram que as joias foram inteiramente restauradas e que desenvolvem um estudo para garantir a segurança da imagem e a preservação da tela e das cores.

chiquinquira

Foto do Santuário Mariano Nacional de Nuestra Señora del Rosario de Chiquinquirá

História da Virgem de Chiquinquirá

De fato, a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, que data de 1560, trata-se de uma tela de algodão fabricada pelos indígenas da época. O pintor espanhol Alonso de Narváez foi encarregado de pintar uma imagem de Nossa Senhora do Rosário ladeada por Santo Antônio de Pádua e Santo André.

Durante anos, a tela ficou na capela dos dominicanos em Bogotá, mas a luz e a umidade do local deterioraram o tecido e a imagem praticamente desapareceu. Foi então que a imagem foi transladada para um oratório em  Chiquinquirá.

Um dia, um menino indígena percebeu que o interior da capela brilhava muito, quando entrou no recinto viu que o brilho vinha da imagem milagrosa. As constantes súplicas de Maria Ramos, responsável pelo oratório, foram atendidas: a imagem estava restaurada.

O Papa Pio VII proclamou a Virgem de Chiquinquirá como padroeira da Colômbia em 1829. Em 1909, a imagem foi coroada canonicamente por meio de um decreto de São Pio X. (FM)

Com informações de ACI Prensa.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas