Gaudium news > Jovens austríacos aos bispos: “Por favor, devolvam-nos a missa”

Jovens austríacos aos bispos: “Por favor, devolvam-nos a missa”

Após medidas de reabertura do pequeno comércio na Áustria, jovens fazem campanha para o retorno da celebração eucarística pública.

Redação (20/04/2020 17:00, Gaudium Press) Jovens austríacos lançaram no dia 19 de abril uma campanha direcionada aos bispos de seu país, rogando a abertura das igrejas, fechadas devido à pandemia de coronavírus. O pequeno vídeo Bitte gebt uns unsere Heilige Messe zurück! inicia-se da seguinte forma: “Caros bispos austríacos, sabemos que este é um período muito difícil, mas só pedimos uma coisa: Devolva-nos a Santa Missa!”

No vídeo eles se perguntam: “O que pode ser mais essencial para nós do que a Santa Missa?” [sobre isso ver: Missas públicas suspensas: a grande Sexta-Feira Santa da Igreja]. Papa Francisco alertou recentemente a respeito da fé virtual e de uma espécie de “viralização” dos sacramentos. Como ele atestou, “a Igreja, os Sacramentos, o Povo de Deus são concretos” e não pode se manter “virtual”.

Veja abaixo o vídeo em alemão, com legendas em espanhol:

Os jovens austríacos se disponibilizam em auxiliar na condução das pessoas na missa, de modo que se mantenha a distância necessária entre as pessoas (dois metros). Ainda se colocam à disposição para providenciar máscaras, álcool em gel e luvas. Por fim, se voluntariam para limpar os bancos da igreja após a celebração. Uma das jovens, argumenta: “Faremos que as igrejas sejam mais seguras que qualquer supermercado. Nós conseguiremos”. Ao final, todos em uníssono, clamam: “Por favor, devolva-nos a Santa Missa”.

As missas estão suspensas na Áustria desde o dia 16 de março. O pedido está no contexto do relaxamento das medidas de quarentena por parte do governo. Agora, as celebrações privadas já não estão mais vetadas e os pequenos comércios já podem ser reabertos. Cabe agora aos bispos austríacos decidir.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas