Gaudium news > “Está na hora de retomarmos a celebração da Missa com fiéis”, afirma presidente dos Bispos italianos

“Está na hora de retomarmos a celebração da Missa com fiéis”, afirma presidente dos Bispos italianos

Apesar de elogiar a iniciativa das Missas transmitidas pela internet, o Cardeal Gualterio Bassetti advertiu que “olhar a Missa não é celebrá-la. Missas sem povo, povo sem Missa”.

celebração eucarística santa missa

Itália – Roma (27/04/2020 12:00, Gaudium Press) O presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Gualterio Bassetti, divulgou uma carta na qual afirma que chegou o momento de, observando todas as precauções necessárias para evitar contágios por coronavírus, se “retomar a celebração da Missa Dominical e dos funerais nas igrejas, além de Batismos e todos os outros sacramentos”.

A Eucaristia é fonte e cume de toda a vida cristã

No documento, o purpurado ressalta a situação inédita pela qual a igreja está passando atualmente, na qual ela é capaz de “dizer como se enfrenta uma situação de perseguição”, mas ainda está desorientada diante dessa “provação coletiva”.

(Leia também: Lojas abertas e igrejas fechadas: o que é mesmo essencial?)

O Cardeal Bassetti explica ainda que, assim que se percebeu o risco real de contágio do coronavírus, “tivemos que suspender toda atividade pública, inclusive a celebração da Eucaristia com a presença de fiéis”. Entretanto, “isso logo nos colocou em dificuldade já que a Eucaristia é para todos, sacerdotes e fiéis, fonte e cume de toda a vida cristã”.

Olhar a Missa não é celebrá-la

Eucaristia cálice missal

Apesar de elogiar a iniciativa das Missas transmitidas pela internet, incluindo a do Papa Francisco, e a maturidade dos católicos em viver a vida da Igreja rezando de casa, o presidente da CEI advertiu que “olhar a Missa não é celebrá-la. Missas sem povo, povo sem Missa”.

(Leia também: Três Bispos dos EUA anunciam o retorno de Missas públicas)

Segundo o presidente da CEI, a Igreja está vivendo um deserto aparentemente cheio de perigos mortais e de fim ainda desconhecido. “Neste momento de deserto que estamos vivendo, a comunidade cristã deve saber como viver essa pergunta, compartilhá-la com tantos seres humanos que hoje respondem ‘não, absolutamente, o Senhor não está no meio de nós, portanto, não há nenhum Senhor no Céu’”.

Tentação de acreditar que a salvação vem apenas da ciência

“A tentação de Israel diante de tantas dúvidas foi construir um deus à sua medida”, recordou. No entanto, “o Deus bíblico é um Deus que liberta e que salva, que não tolera o mal. É um Deus que aposta pela liberdade do ser humano e quer que seja a própria humanidade a que realize o seu projeto no mundo”.

Para o Cardeal Bassetti, há um grande risco de que “saindo dessa pandemia, o mundo ocidental fique ainda mais convencido de que a verdadeira salvação vem apenas da ciência e que a religião pode ter um papel subordinado, talvez consolador, à margem da racionalidade”.

Está na hora de retomarmos a celebração da Missa com fiéis afirma presidente dos Bispos italianos

Maturidade da Fé

“Para as Igrejas cristãs, é a hora de apostar em uma maturidade da Fé”, essencial no momento crítico em que vivemos, no qual “o Senhor nos revela o que somos verdadeiramente, em que realmente acreditamos”.

(Leia também: Culto religioso não pode ser limitado indefinidamente, defendem acadêmicos dos EUA)

Concluindo, sua mensagem, o presidente da CEI manifestou seu desejo de que essa crise se transforme em uma oportunidade “que nos ajude a confiar menos em nossas forças, a nos abandonarmos à ajuda que vem do Senhor e a sermos mais solidários”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas