Gaudium news > Três Bispos dos EUA anunciam o retorno de Missas públicas

Três Bispos dos EUA anunciam o retorno de Missas públicas

“Espero que isto possa trazer um vislumbre da esperança de Páscoa para todos nós”, afirmou Dom Robert Coerver, Bispo de Lubbock, Texas.

santa missa eucaristia 1

Estados Unidos – Washington (27/04/2020 10:00, Gaudium Press) Algumas Dioceses nos Estados Unidos iniciaram um processo gradual de suspensão das restrições por conta da pandemia de coronavírus, embora cada Bispo tenha autonomia para decidir o retorno à celebração da Eucaristia de forma pública de acordo com a situação local. Após um primeiro anúncio por parte de Dom Peter Baldacchino, Bispo de Las Cruces, os prelados de Great Falls-Billings, Helena e Lubbock, apresentaram suas diretrizes para o retorno gradual ao culto público em suas jurisdições.

(Leia também: Culto religioso não pode ser limitado indefinidamente, defendem acadêmicos dos EUA)

Primeira fase do retorno gradual à normalidade

Dom Austin Vetter, Bispo de Helena, no estado de Montana, empregou uma mensagem em vídeo para descrever aos fiéis locais qual seria a “primeira fase” do retorno gradual à normalidade, seguindo os regulamentos oficiais. “Isso nos permite começar a nos reunir para a Eucaristia”, declarou. Aplicando as regras, no domingo, 26 de abril, o culto público já foi iniciado nos templos, cumprindo certas normas de espaço disponível e de materiais de limpeza e desinfecção.

Espaços adequados e distância social

De maneira semelhante, o Bispo de Billings-Great Falls, Dom Michael Warfel, dedicou uma Carta aos fiéis para anunciar a revogação da restrição à celebração pública dos sacramentos. “As celebrações públicas dos sacramentos estão permitidas desde que existam os espaços adequados e se mantenha a distância social”, indicou o prelado. As Confirmações e Primeiras Comunhões podem ser realizadas com a presença exclusiva de padrinhos e familiares imediatos, assim como a celebração do Sacramento do Matrimônio.

missa

Vislumbre da esperança de Páscoa

(Leia também: A Igreja não pode viver de Missas virtuais, alerta Arcebispo do Paraguai)

Dom Robert Coerver, Bispo de Lubbock, Texas, publicou uma carta e um vídeo para restabelecer a administração da Sagrada Comunhão. Seguindo os regulamentos locais, as Missas ainda serão celebradas à portas fechadas e transmitidas pelos meios de comunicação, mas depois disso as mesmas poderão ser ministradas ao ar livre. Também será permitida a celebração de Missas campais, desde que seja respeitada a distância mínima entre os fiéis e o uso de máscaras de proteção. “Espero que isto possa trazer um vislumbre da esperança de Páscoa para todos nós”, concluiu o Bispo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas