Gaudium news > Cidade do México receberá réplica da Capela Sistina

Cidade do México receberá réplica da Capela Sistina

A iniciativa faz parte das comemorações pelos 30 anos do restabelecimento de relações diplomáticas entre o México e a Santa Sé.

Cidade do Mexico recebera replica da Capela Sistina 1

México – Cidade do México (06/04/2022 12:22, Gaudium Press) Por ocasião das comemorações pelos 30 anos do restabelecimento de relações diplomáticas entre o México e a Santa Sé, uma réplica da Capela Sistina do Vaticano será instalada na praça da Constituição, na Cidade do México e estará aberta ao público a partir do dia 19 deste mês de abril.

As relações diplomáticas entre a Santa Sé e o México foram restabelecidas no dia 21 de setembro de 1992, após reformas na Constituição mexicana e a aprovação da Lei de Associações Religiosas e Culto Público. Segundo o chefe da Sede do Governo da Cidade do México, José Alfonso Suárez del Real y Aguilera, desde então “as relações entre o México e a Santa Sé têm sido muito intensas”.

Um dos tesouros artísticos mais emblemáticos da história

O vigário para os Leigos no Mundo da Arquidiocese primaz do México, Monsenhor Ángel Luis Lorente Gutiérrez, destacou que esta “é uma iniciativa cultural e é uma iniciativa privada, mas ambas aprovadas tanto pela nossa Arquidiocese do México como pelo governo da Cidade, e que chega ao México com o credenciamento e apoio dos museus vaticanos”.

O prelado ressaltou ainda que a Capela Sistina é “um dos tesouros artísticos mais emblemáticos da história. Um templo construído com as medidas exatas detalhadas na Bíblia confiadas por Deus ao Rei Salomão, são as medidas com que se construiu aquele Primeiro Templo de Jerusalém”.

Cidade do Mexico recebera replica da Capela Sistina 2

O enfraquecimento e restabelecimento das relações entre a Santa Sé e o México

Por conta da nacionalização das propriedades da igreja, ordenada pelo presidente mexicano Benito Juárez em meados do século XIX, as relações entre Igreja e Estado se enfraqueceram no México. A Constituição de 1917 desrespeitou vários direitos da Igreja, como sua personalidade jurídica, além de limitar o número de sacerdotes e impor sérias restrições ao culto público.

No ano de 1924 foi promulgada uma Lei sobre a tolerância de cultos que chegou a proibir os sacerdotes de usar batina na rua, além de suprimir as congregações religiosas e o ensino da religião nas escolas. As relações diplomáticas entre a Santa Sé e o México foram restabelecidas apenas no ano de 1992. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas