Gaudium news > Catedral mais antiga da África do Sul é profanada

Catedral mais antiga da África do Sul é profanada

Aos 169 anos, a Catedral Nossa Senhora da Fuga ao Egito é considerada a mais antiga do país e mais importante da África do Sul.

cruz templo católico

África do Sul – Cidade do Cabo (23/04/2020 12:10, Gaudium Press) O Bispo Auxiliar da Cidade do Cabo, Dom Sylvester David, confirmou “com grande tristeza e preocupação” uma notícia que circula nas redes sociais: a Catedral Nossa Senhora da Fuga ao Egito foi profanada no último sábado, 18 de abril.

Roubo sacrílego

“A catedral foi saqueada e um cibório, um píxide, quatro candelabros de prata, um cálice banhado a ouro e duas patenas banhadas a ouro foram roubados, junto com o dinheiro da caixa das velas votivas”, explicou o prelado.

(Leia também: Igreja é profanada no Rio de Janeiro: levada âmbula com hóstias consagradas)

De acordo com Dom Sylvester David, “as hóstias consagradas do cibório estavam dentro do tabernáculo, mas a hóstia grande da píxide desapareceu. O que constitui uma profanação”.

Catedral mais antiga da África do Sul é profanada

Templo estava fechado por conta do coronavírus

“A igreja estava fechada segundo as normas por conta do Covid-19. O administrador da catedral recebeu um telefonema de um cuidador da catedral informando-lhe que havia uma janela lateral quebrada e que a igreja havia sido invadida”, esclareceu o porta voz da polícia, FC van Wyk.

(Leia também: Doze igrejas católicas são atacadas e profanadas na França)

O administrador da Catedral, Padre Rohan Smuts, estima que a reparação dos danos causados e a substituição dos artigos roubados gerem um custo em torno de 5.400 dólares. Segundo ele, os ladrões tentaram inclusive roubar os televisores. “Estamos devastados e desconsolados. É o segundo roubo nesta igreja”, lamentou.

Ato de reparação

Dom Sylvester David convocou um ato em reparação. “Somos vítimas deste caso, devemos fazer uma reparação, pela qual solicitamos a todos os fiéis da Arquidiocese para que se unam aos fiéis da catedral e participem na oração que será distribuída em breve”.

“É muito importante que toda a igreja local participe disto, já que a catedral é a igreja mãe”, ressaltou o prelado que também animou os fiéis a realizar uma contribuição adicional para poder seguir ajudando aos pobres após este roubo.

(Leia também: Mais duas igrejas são alvo de profanação no Chile)

Arquidiocese da Cidade do Cabo

Catedral mais antiga e mais importante da África do Sul

Aos 169 anos, esta Catedral é considerada a mais antiga e mais importante da África do sul, tendo sido consagrada na véspera da festa de Nossa Senhora da Fuga do Egito no dia 28 de abril de 1851. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas