Gaudium news > Bispos franceses divulgam comunicado sobre o incêndio da Catedral de Nantes

Bispos franceses divulgam comunicado sobre o incêndio da Catedral de Nantes

“Não é apenas uma parte do patrimônio religioso que é destruído, mas também um símbolo da Fé Católica que é danificado”, lamenta a Conferência Episcopal Francesa.

Bispos franceses divulgam comunicado sobre o incêndio da Catedral de Nantes 1

França – Nantes (20/07/2020 10:00, Gaudium Press) Por ocasião do terrível incêndio que atingiu a Catedral francesa de Nantes, a Conferência Episcopal Francesa publicou um comunicado no qual ressaltou que “após o incêndio de Notre-Dame em Paris, em abril de 2019, e o desta mesma catedral em Nantes em 1972, não é apenas uma parte do patrimônio religioso que é destruído, mas também um símbolo da Fé Católica que é danificado, ferindo o coração de todos aqueles para quem estes edifícios são lugares de oração, abrigos espirituais, pontos de referência para sua Fé”.

Bispos franceses divulgam comunicado sobre o incêndio da Catedral de Nantes 2

Os prelados exortaram os fiéis para se unirem em oração em apoio aos católicos de Nantes. Além disso, destacaram que o presidente francês, Emmanuel Macron, se comunicou com presidente da Conferência Episcopal da França, Dom Eric de Moulins-Beaufort, manifestando sua compaixão e expressando “o vínculo que une a comunidade nacional com a comunidade católica diante deste novo drama”.

104 bombeiros atenderam ao chamado

Na manhã do último sábado, 18, o corpo de bombeiros foi chamado para uma ocorrência na Catedral de Nantes. Chegando ao local, perceberam que havia três focos de incêndio, sendo que o principal estava localizado próximo ao órgão da igreja. (Confira a matéria completa clicando aqui)

Bispos franceses divulgam comunicado sobre o incêndio da Catedral de Nantes 3

Após um esforço conjunto, os 104 bombeiros que atenderam ao chamado conseguiram apagar as chamas. Apesar dos estragos, o general Laurent Ferlay, chefe do corpo de bombeiros, declarou que os danos causados não representam “uma cena como a de Notre Dame” em Paris.

Destruição do órgão construído em 1620

Entretanto, é sentida a destruição praticamente completa do órgão, uma joia construída por Girardet em 1620, que havia resistido ao ataque da Revolução Francesa -quando a catedral de Nantes foi convertida em ‘templo da razão’-, aos bombardeios na segunda guerra, e ao incêndio de 1972, que foi mais grave que este de 2020. “É impressionante, é uma perda inestimável”, lamentou o Padre François Renaud, administrador diocesano.

Bispos franceses divulgam comunicado sobre o incêndio da Catedral de Nantes 4

O grande instrumento foi restaurado em duas ocasiões, em 1784 e em 1970: “Seus 5.500 tubos não cessam de cantar a ‘beleza’ com convicção, mas não sem nuances, em um harmonioso diálogo alternando a doçura mística de suas combinações e a potência impressionante do todo”, expressa acerca das melodias de seu órgão o site da Catedral.

O órgão havia sido inaugurado de sua segunda restauração dois meses antes do incêndio de 1972. A ação decidida de um sacerdote e dois funcionários da casa restauradora, impediram que as chamas alcançassem o órgão, o que infelizmente não se repetiu desta vez.

Bispos franceses divulgam comunicado sobre o incêndio da Catedral de Nantes 5

Perseguição religiosa

De janeiro a março de 2019, a Conferência dos Bispos Franceses relatou que houve 228 “atos violentos anticristãos”. Já a polícia francesa confirmou que no ano de 2018 ocorreram 129 roubos e 877 incidentes de vandalismo em locais católicos, principalmente igrejas e cemitérios. Esses tipos de ataques quadruplicaram de 2008 a 2019. Apesar da França ter sofrido mais ataques do que qualquer outro país europeu, os números estão aumentando em toda a Europa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas