Gaudium news > Bispo Strickland é afastado do governo pastoral da diocese de Tyler nos EUA

Bispo Strickland é afastado do governo pastoral da diocese de Tyler nos EUA

Papa Francisco afasta o bispo conservador, Dom Joseph Strickland, de seu papel como pastor e bispo da diocese de Tyler, Texas.

Foto: bishopstrickland.com

Foto: bishopstrickland.com

Redação (11/11/2023 12:23, Gaudium Press) O anúncio desta destituição foi divulgado neste sábado, 11 de novembro, pelo Boletim de Imprensa do Vaticano:

“O Santo Padre removeu o Bispo Joseph E. Strickland do governo pastoral da Diocese de Tyler (EUA) e nomeou o Bispo Joe Vásquez de Austin como Administrador Apostólico da diocese que ficou vacante”.

O Papa Francisco havia insinuado ao bispo Strickland que renunciasse, em um pedido que chegou por meio do núncio papal, Cardeal Cristophe Pierre.

O afastamento de um bispo de suas funções costuma ser uma decisão rara, visto que normalmente os religiosos com problemas apresentam sua renúncia ao Papa.  De acordo com o Cânon 416 do Código de Direito Canônico, uma sé diocesana normalmente fica vaga por morte do Bispo diocesano, por renúncia aceita pelo Romano Pontífice, por transferência e por privação intimada ao Bispo.

O canonista Edward Peters, segundo destacou o site lifesitenews, afirma que a ‘privação’ do cargo de um bispo só é possível por crimes eclesiásticos:

 “Embora a ‘remoção’ seja uma maneira geral de perder o cargo eclesiástico (cc. 184, 192-195) não implicando necessariamente uma conduta canonicamente criminosa, a ‘remoção’ do cargo episcopal não parece, a rigor, possível sob o Cânon 416, apenas a privação (c. 196) parece possível, e tal ação implica culpa por crimes eclesiásticos”.

Como já relatado pela Gaudium Press, embora a visita apostólica, em junho de 2023, não tenha sido sobre as posições doutrinárias conservadoras do bispo Strickland, mas sobre aspectos de seu governo e gestão econômica, ninguém duvida que o principal motivo sejam as declarações críticas emitidas pelo bispo, que chegou a afirmar que Francisco tem um “programa [para] minar o depósito da fé”.

Comunicado do Cardeal Daniel Nicholas DiNardo

Em um comunicado, o Cardeal Daniel Nicholas DiNardo, arcebispo metropolitano de Galveston-Houston, explicou que os prelados que fizeram a visita apostólica, Dom Dennis Sullivan, bispo de Camden, e Dom Gerald Kicanas, bispo emérito de Tucson, “conduziram uma investigação exaustiva sobre todos os aspectos da administração e direção da diocese de Tyler por seu Ordinário, bispo Joseph Strickland”.

“Como resultado da Visita”, continua o comunicado, “foi feita a recomendação ao Santo Padre de que a continuação do bispo Strickland no cargo não era viável. Após meses de cuidadosa consideração pelo Dicastério para os Bispos e pelo Santo Padre, chegou-se à decisão de que a renúncia do bispo Strickland deveria ser solicitada. Tendo recebido esse pedido em 9 de novembro de 2023, o bispo Strickland se recusou a renunciar ao cargo. O Papa Francisco, então, decidiu afastar o bispo.

“Enquanto se aguardam providências mais definitivas para a Diocese de Tyler”, frisou o cardeal, “o Santo Padre nomeou, ao mesmo tempo, Dom Joe Vasquez, bispo de Austin, como Administrador Apostólico da Diocese de Tyler”.

Nas redes sociais, circulam comentários de que esta medida drástica tem dois pesos e duas medidas em relação a outros prelados, sobretudo na esfera alemã, e prejudica a credibilidade do Santo Padre entre os fiéis.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas