Gaudium news > Audiência Geral: “São José é modelo de Paternidade”

Audiência Geral: “São José é modelo de Paternidade”

Presseguindo com as catequeses sobre São José, o Papa Francisco ressaltou a paternidade do Patriarca e elogiou os casais que se tornam pais por meio da adoção

Quem reza pede a Deus onde os esforços humanos são vãos. Por isso, a oração é, em si mesma, o caminho da salvação é o início da salvação.

Redação (05/01/2022 13:15, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, 05 de janeiro, o Papa Francisco continuou suas catequeses sobre São José, durante a audiência Pontifícia.

O Santo Padre explicou que São José é o pai putativo, ou seja, o pai adotivo de Jesus, e como tal tinha o direito de dar um nome a seu filho. Ora, no Antigo Testamento, o fato de dar o nome a uma pessoa significava ter autoridade sobre ela.

São José sabia que já havia um nome preparado por Deus para o filho de Maria: ‘Jesus’, que significa ‘Deus salva’”, explicou o Papa.

Uma sociedade órfã

Francisco disse que este aspecto da paternidade de São José é importante sobretudo em uma sociedade de orfandade notória. E relembrou um trecho da exortação apostólica Patris Corde:

Não se nasce pai, se torna. E não se torna pai, apenas porque se colocou no mundo um filho, mas porque se cuida responsavelmente dele. Sempre que alguém assume a responsabilidade pela vida de outra pessoa, em certo sentido exerce a paternidade a seu respeito”.

“Para os discípulos de Jesus amar é servir e servir é reinar. O poder está no serviço, e em nada mais”, diz Papa em Audiência aos Diáconos da Diocese de Roma.

Adoção: elevada forma de amor

Em seguida, o Papa elogiou os casais que decidem adotar, afirmando que a adoção é “uma das formas mais elevadas de amor”.

E incentivou a adoção dizendo que “Não devemos ter medo de escolher o caminho da adoção, de assumir o ‘risco’ do acolhimento”.

Em seguido, o Papa lamentou o inverno demográfico, referindo-se à diminuição da natalidade, explicando que os animais de estimação estão tomando o lugar dos filhos. E concluiu o pensamento afirmando que “Renegar a paternidade e a maternidade nos diminui, tira a nossa humanidade.” (FM)

Com informações Vatican News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas