Gaudium news > Assistência sacerdotal não pode ser negada às vítimas de coronavírus, esclarece Cardeal Sarah

Assistência sacerdotal não pode ser negada às vítimas de coronavírus, esclarece Cardeal Sarah

Os sacerdotes devem fazer todo o possível para permanecer perto dos fiéis mesmo em tempos de pandemia, pois esse é um direito absoluto e inalienável.

 

última-comunhão-sacramento-extrema-unção-2

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 15-04-2020, Gaudium Press) O prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Robert Sarah, recordou que ninguém pode negar aos doentes e moribundos a assistência espiritual de um sacerdote, mesmo em tempos de pandemia, pois esse “é um direito absoluto e inalienável”.

(Leia também: A Unção dos Enfermos, remédio para a alma e para o corpo)

O purpurado esclareceu, em entrevista à revista francesa ‘Valeurs Actuelles’, que “os sacerdotes devem fazer todo o possível para permanecer perto dos fiéis” e “fazer tudo o que esteja ao seu alcance para ajudar os moribundos, sem complicar a tarefa dos cuidadores e autoridades civis”.

Vocação à oração

De acordo com o religioso, muitos sacerdotes estão redescobrindo sua vocação à oração em meio à pandemia de COVID-19, uma vez que “não podem segurar fisicamente a mão de cada pessoa moribunda como eles gostariam, descobrem que, em adoração, podem interceder por cada um”.

unção-dos-enfermos

Oração em família

O Cardeal exortou os fiéis a aproveitarem esse momento no qual estão trancados em suas casas, para redescobrir a oração em família. “Está na hora dos pais aprenderem a abençoar seus filhos. Os cristãos, privados da Eucaristia, percebem o quanto a comunhão era uma graça para eles. Animo vocês a praticarem a adoração em casa, porque não há vida cristã sem vida sacramental”, salientou.

(Leia também: Sacerdote mexicano trata sobre os efeitos benéficos da Unção dos Enfermos)

Na oração está a unidade e a verdade

Expressando seu desejo de que a vida da Cúria Romana seja ainda mais marcada por uma vida comum de oração e adoração, o purpurado afirmou que “gostaria que a vida de toda a Igreja fosse principalmente uma vida de oração comum. Estou convencido de que a oração é o nosso primeiro dever como sacerdotes. Da oração virá a unidade. Da oração vem a verdade”.

extrema-unção

O centro da Igreja está no sacrário

(Leia também: Para que receber a Unção dos Enfermos?)

Concluindo, o Cardeal Sarah explicou que a crise na Igreja é “uma crise de Fé e uma profunda crise do sacerdócio” e que “o centro da Igreja está no coração de todo homem que crê em Jesus Cristo, que reza e adora. O centro da Igreja está no coração dos mosteiros. O centro da Igreja está, sobretudo, em cada sacrário, porque Jesus está presente lá. A Igreja está lá para dar testemunho da verdade. Os cristãos sempre serão indignos dessa missão, mas a Igreja sempre estará lá para dar testemunho de Cristo”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas