Arquidiocese alemã quer que fiéis participem na eleição do próximo Arcebispo
A Arquidiocese alemã de Paderborn quer que os fiéis leigos participem na eleição do futuro arcebispo da diocese
Redação (16/06/2022 18:00, Gaudium Press) A arquidiocese de Paderborn, na Alemanha, quer que eleição do próximo bispo conte com a participação dos fiéis leigos.
O Capítulo Metropolitano é responsável pela eleição do Arcebispo e é composto pelos cônegos (sacerdotes) da arquidiocese.
No último dia 10 de junho, a Arquidiocese de Paderborn anunciou que o capítulo metropolitano tem a intenção de pedir a participação dos leigos na eleição do novo Arcebispo.
A Arquidiocese de Paderborn, localizada na Prússia, segue as instruções da Concordata Prussiana para eleição de um novo bispo.
Tanto o capítulo metropolitano quanto os Arcebispos e Bispos da Prússia apresentam listas de candidatos ao Papa.
Da lista de candidatos a Santa Sé escolhe três para serem apresentados ao capítulo metropolitano, que deve em seguida eleger entre os três o novo Arcebispo através de voto livre e secreto”.
A proposta da Arquidiocese de Paderborn acontece após o pedido de renúncia de Dom Hans-Josef Becker, que atingiu o limite de idade de 75 anos. Sua renúncia ainda não foi aceita pelo Papa.
A decisão que permite a participação dos leigos na eleição do futuro Arcebispo se insere nas “especificações do Caminho Sinodal”, explicou a arquidiocese.
Monsenhor Joachim Göbel, reitor da catedral e dirigente do capítulo metropolitano, disse que a maneira como será feita a eleição ainda não está definida, mas que os detalhes ainda serão apresentados ao público. (FM)
Deixe seu comentário