Gaudium news > São Nicolau de Flüe: espetáculo para os Anjos e para os homens

São Nicolau de Flüe: espetáculo para os Anjos e para os homens

A Igreja celebra no dia 21 de março a memória de São Nicolau de Flüe; seus olhos estavam continuamente voltados para o Céu, sem jamais negligenciar o cumprimento dos deveres concretos que lhe cabiam.

Sao Nicolau de Flue

Redação (21/03/2023 09:10, Gaudium Press) ​​ Nicolau nasceu em março de 1417. Era natural de Unterwalden, que pouco depois formaria, com outros cantões, a atual Confederação Helvética.

Embora seus pais fossem simples agricultores, procuraram oferecer-lhe uma educação bem superior àquela ministrada, em geral, a um futuro lavrador.

Desde muito cedo, o menino deu mostras de inteligência lúcida e incomum, além de piedade admirável. Encantava familiares e amigos com seu feitio voltado à meditação, sendo desde tenra idade agraciado por visões místicas que o convidavam a isso. Por outro lado, mortificava-se com grande seriedade, impondo-se jejuns e penitências que chegavam a preocupar a mãe, receosa de que tais rigores lhe prejudicassem a saúde.

Apesar de fortemente inclinado à vida religiosa e contemplativa, Nicolau queria antes de tudo fazer vontade de Deus. Assim, contraiu matrimônio com Dorothée Wyzling, moça de caráter e piedade modelares, com quem teve dez filhos. A esmerada formação religiosa e moral que a numerosa prole recebeu do pai era coroada com seu próprio exemplo, pois, se bem que casado, Nicolau continuou amante do recolhimento e da oração. Ilustra-o um costume testemunhado por seu filho mais velho, o qual narrou que o pai levantava-se durante a noite, enquanto todos dormiam, para rezar.

Valoroso soldado promotor da paz

A atual Suíça, desde remotos tempos dividida em pequenas províncias, encontrava-se então numa delicada e decisiva quadra histórica. As regiões que a compunham, denominadas “cantões”, eram quase independentes umas das outras e sofriam a disputada influência de países vizinhos, como a França, a Alemanha e a Itália, que lutavam – ora por vias diplomáticas, ora por meios bélicos – para angariar as simpatias do povo suíço, com vistas a anexar terras, obter soldados e aumentar seu poderio.

Devido a essa situação, o jovem Nicolau foi três vezes chamado às armas: em 1436 e 1443, para combater no conflito que a História chamaria de Antiga Guerra de Zurique, e finalmente em 1460, na Guerra da Turgóvia.

Além de excelente soldado, Nicolau revelou nessas ocasiões singular estro diplomático, colaborando para estabelecer a paz entre os cantões e a consequente formação da nação suíça.

Um pormenor, entretanto, convém ser ressaltado: ele sempre lutava tendo numa das mãos a espada e, na outra, o rosário, demonstrando assim o verdadeiro valor do católico em face das dificuldades e dos inimigos.

Cabe notar ter sido nessa época que os helvéticos começaram a ser reconhecidos como notáveis guerreiros, a ponto de passarem a fornecer tropas mercenárias para considerável parte da Europa.

Exemplo digno de nota foi o ocorrido em janeiro de 1506, quando chegaram a Roma cento e cinquenta guardas suíços, os quais passaram pela Porta del Popolo e se dirigiram à Praça de São Pedro, onde foram abençoados pelo Papa Júlio II. Tal entrada solene na Cidade Eterna constituiu a fundação oficial da Pontificia Cohors Helvetica, a famosa Guarda Suíça, que escolheria São Nicolau de Flüe como um de seus patronos oficiais.

Coroado de méritos, manteve-se humilde

Ao término de cada uma dessas guerras, Nicolau voltava para casa. Longe de entregar-se a uma vida pacata e medíocre, desfrutando de forma egoísta do agradável convívio familiar, punha-se a serviço de seus concidadãos, orientando-os e ajudando-os em tudo o que estivesse ao seu alcance.

Tal era a sua sabedoria e equilíbrio em resolver as questões que lhe apresentavam que, em certa ocasião, quiseram fazê-lo prefeito, mas ele não aceitou, alegando a simplicidade de sua origem. Além de desprezar as glórias do mundo, ele assim manifestava seu respeito às pessoas de condição mais alta do cantão, que ele sinceramente julgava melhor instruídas e dotadas de maiores capacidades para governar.

Que exemplo de despretensão! Com efeito, os atos da vida dos Santos estão fundamentados na humildade, mãe de todas as virtudes. Aquilo que a soberba nega e destrói, a humildade reafirma e consolida.

Contudo, devido aos insistentes pedidos do povo, ele terminou por aceitar os cargos de juiz e vereador cantonal, através do quais continuou exercendo piedosa e exemplar influência na região, com invariável bom trato, caridade e consciencioso discernimento.

Segundo seus mais antigos biógrafos, Nicolau renunciou a essas funções públicas após um julgamento injusto no qual suas enérgicas intervenções não surtiram efeito algum sobre os demais juízes, que se mostraram rigidamente parciais e emitiram uma sentença fraudulenta.

Um recado do Céu

No exercício das diversas atividades, como pai de família, soldado e juiz, a grande preocupação que norteava Nicolau era o aperfeiçoamento na virtude e a meditação dos mistérios sobrenaturais, para os quais o atraíam as visões místicas que nunca o deixaram ao longo da vida.

Sentindo-se chamado por Deus para um patamar mais angélico que humano, passou a dedicar-se ao pastoreio, empregando as horas de quietude no campo para elevar a mente às realidades celestes, deixando-se absorver por elas no seu tabernáculo interior.

Certa feita, enquanto guardava o rebanho, viu misticamente um maravilhoso lírio saindo de sua própria boca e erguendo-se até as nuvens, mas logo caindo sobre a terra e sendo devorado por um cavalo.

Nicolau entendeu tratar-se de um recado da Providência: sua vida ainda estava tomada por excessivos cuidados materiais. Deus queria aproximá-lo mais de Si e, para isso, concedia-lhe graças insignes; as preocupações humanas, porém, logo o obrigavam a voltar-se para a terra e abandonar a contemplação.

Não deixa de ser alentador conhecermos que um Santo teve tal dificuldade, comum a qualquer homem quando se sente atraído pelas maravilhas espirituais. Foi por ter se amparado no auxílio divino, e sem dúvida recorrido à intercessão de Nossa Senhora, que até hoje “Nicolau de Flüe personifica de modo admirável a harmonia da liberdade natural e terrena com a liberdade celeste e sobrenatural”.2

O chamamento decisivo

Todavia, Deus pediu a São Nicolau uma entrega especialíssima, que somente lhe ficou clara após muito meditar: deveria abraçar a inteira solidão! Assim, obteve da esposa o consentimento para viver como eremita, e saiu do convívio com ela e os dez filhos. O Céu deveria ser a sua única pátria!

Nicolau foi então morar numa palhoça cujas medidas não ultrapassavam a sua estatura. Ao longo de anos – vinte, segundo alguns autores – alimentou-se somente da Santa Eucaristia, recebida uma vez por mês.

Apesar da localização afastada, seus concidadãos e familiares logo o descobriram, e souberam respeitar seu novo estilo de vida sem, entretanto, deixar de se beneficiar de suas virtudes. Nicolau foi se tornando cada vez mais amado e venerado por aqueles que o procuravam para pedir conselhos, orações e orientações.

É de se ressaltar o sucesso de São Nicolau em evitar o derramamento de sangue entre cristãos e promovendo a união daqueles que deveriam estar juntos sob uma mesma bandeira. Isento de qualquer traço de hipocrisia ou falsidade, respondia às questões de uma maneira muito simples e pontual, numa extraordinária serenidade de alma.

Embora haja certa concepção sentimental segundo a qual um varão justo nunca tem medo de morrer, Santos houve, e muitos, que viram chegar a morte com pavor, mas buscaram seu conforto em Deus, e a Ele entregaram a alma em meio a grande serenidade.

Assim sucedeu a São Nicolau quando viu seu fim aproximar-se. Gemendo entre dores atrozes, chegou a exclamar: “Como a morte é terrível!” Contudo, como verdadeiro herói da Fé, ele se sabia forte por estar unido a Deus e, após ter recebido piedosamente o Viático, exalou tranquilamente o último suspiro.

Exemplo na luta contra o mal

O fiel, visitando hoje a igreja de Sachseln, comuna do cantão de Obwalden, na Suíça, pode contemplar sob o altar uma imagem de prata em cujo interior se conservam os restos mortais do Irmão Klaus, assim denominado pelos seus compatriotas de outrora e de hoje. Em tempos passados, havia o costume de os soldados suíços depositarem ali as comendas conquistadas nas batalhas. Gesto de especial nobreza e elevação pois, como aponta Dr. Plinio Corrêa de Oliviera, “o herói que tira a condecoração do peito para honrar o Santo, seu antepassado, dá a entender ser mais bonito descender de São Nicolau do que estar coberto de todas as honras da terra”.

Elevado aos altares em 15 de maio de 1947, São Nicolau de Flüe tornou-se o padroeiro principal da Suíça.

Espetáculo de amor para os Anjos e de admiração para os homens, esse varão singular teve os olhos continuamente voltados para o Céu, sem jamais negligenciar o cumprimento dos deveres concretos que lhe cabiam.

Que sua vida seja estímulo para nossa fraqueza ao enfrentarmos a instável situação a que está sujeito todo homem neste mundo, e sua luta incansável contra si e contra as dissensões internas de seu país sirva de modelo nas batalhas contra o inimigo infernal, pois somente a santidade, da qual o Rosário é arma inseparável, pode fazer-lhe frente e transformar a História!

Texto extraído, com adaptações, da Revista Arautos do Evangelho n. 243, março 2022. Por Fábio Henrique Resende Costa.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas