Gaudium news > Arquidiocese alemã quer que fiéis participem na eleição do próximo Arcebispo

Arquidiocese alemã quer que fiéis participem na eleição do próximo Arcebispo

A Arquidiocese alemã de Paderborn quer que os fiéis leigos participem na eleição do futuro arcebispo da diocese

Arcebispo de Sydney reflete sobre a necessidade e importância de uma formação cristã para preparar homens leigos católicos afim de assumirem sua missão na família, na sociedade, na Igreja.

Redação (16/06/2022 18:00, Gaudium Press) A arquidiocese de Paderborn, na Alemanha, quer que eleição do próximo bispo conte com a participação dos fiéis leigos.

O Capítulo Metropolitano é responsável pela eleição do Arcebispo e é composto pelos cônegos (sacerdotes) da arquidiocese.

No último dia 10 de junho, a Arquidiocese de Paderborn anunciou que o capítulo metropolitano tem a intenção de pedir a participação dos leigos na eleição do novo Arcebispo.

A Arquidiocese de Paderborn, localizada na Prússia, segue as instruções da Concordata Prussiana para eleição de um novo bispo.

Tanto o capítulo metropolitano quanto os Arcebispos e Bispos da Prússia apresentam listas de candidatos ao Papa.

Da lista de candidatos a Santa Sé escolhe três para serem apresentados ao capítulo metropolitano, que deve em seguida eleger entre os três o novo Arcebispo através de voto livre e secreto”.

A proposta da Arquidiocese de Paderborn acontece após o pedido de renúncia de Dom Hans-Josef Becker, que atingiu o limite de idade de 75 anos. Sua renúncia ainda não foi aceita pelo Papa.

A decisão que permite a participação dos leigos na eleição do futuro Arcebispo se insere nas “especificações do Caminho Sinodal”, explicou a arquidiocese.

Monsenhor Joachim Göbel, reitor da catedral e dirigente do capítulo metropolitano, disse que a maneira como será feita a eleição ainda não está definida, mas que os detalhes ainda serão apresentados ao público. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas