Gaudium news > A pandemia não pode separar os fiéis da Eucaristia, diz Presidente da Conferência Episcopal da Polônia

A pandemia não pode separar os fiéis da Eucaristia, diz Presidente da Conferência Episcopal da Polônia

O Bispo recordou que a dispensa atual  não significa uma autorização aos fiéis de se distanciar de Deus nem a deixar de honrar ao domingo como o dia do Senhor.

Dom Stanislaw Gadecki Presidente da Conferência Episcopal da Polônia Foto Episkopat News

Polônia – Poznan (Quarta-feira, 22-04-2020, Gaudium Press) O Presidente da Conferência Episcopal da Polônia, Dom Stanislaw Gadecki, respondeu as previsões do Ministro da Saúde que alertou sobre uma possível duração de dois anos da pandemia na Polônia. “Uma pandemia não pode nos separar da Eucaristia”, alertou, ao mesmo tempo que recordou que a dispensa atual da obrigação de ir à Missa não significa uma autorização aos fiéis de se distanciar de Deus nem a deixar de honrar ao domingo como o dia do Senhor.

(Leia também: “Fechamento de igrejas me lembra da época do comunismo”, diz Bispo romeno)

Conectar-se espiritualmente com o que está sucedendo na igreja

“Não podemos imaginar que a ‘nova normalidade’ signifique o isolamento duradouro da maioria da sociedade ou anos sem a possibilidade de participação pessoal na Santa Missa e em outros ritos religiosos”, declarou Dom Gadecki. Inclusive dentro do isolamento, os fiéis estão chamados a fomentar sua união com os sacramentos ainda que tenham que empregar transmissões de meios de comunicação, “mas não como assistir filmes ou escutar uma música, mas conectando-se espiritualmente com o que está sucedendo na igreja”.

A pandemia não pode separar os fiéis da Eucaristia diz Presidente da Conferência Episcopal da Polônia

Além desta reação, a Conferência de Bispos anunciou através de seu porta-voz, Padre Pawel Rytel-Andrianik, que as paróquias informarão aos fiéis locais a forma na qual podem assistir a celebração da Eucaristia, cumprindo novas normativas que exigem que somente esteja presente uma pessoa a cada 15 metros quadrados de área nos templos. Cada pároco realizará as medições e cálculos para determinar o número máximo de fiéis em cada celebração.

(Leia também: Jovens austríacos aos bispos: “Por favor, devolvam-nos a missa”)

Não podemos deslocar a Igreja e os Sacramentos somente ao mundo virtual

Ainda que siga vigente a dispensa da obrigação de assistir a Eucaristia dominical, as novas regras “criam a possibilidade de que mais igrejas possam orar, receber a Confissão e a Sagrada Comunhão que nas semanas anteriores”, informou o Episcopado. “Temos que recordar que, como disse recentemente o Papa Francisco, não podemos deslocar a Igreja e os Sacramentos somente ao mundo virtual”, concluiu o Padre Rytel-Andrianik. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas