Gaudium news > A alegria do Senhor é a força que temos para pregar o Evangelho, diz Papa

A alegria do Senhor é a força que temos para pregar o Evangelho, diz Papa

Francisco afirmou que a grande força que temos para pregar o Evangelho e seguir avante é a alegria do Senhor, que é fruto do Espírito Santo.

Francisco afirmou que a grande força que temos para pregar o Evangelho e seguir avante é a alegria do Senhor, que é fruto do Espírito Santo.

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 16-04-2020, Gaudium Press) Ao iniciar a celebração da Missa que presidiu nessa quinta-feira da oitava da Páscoa (16-04), o Papa Francisco agradeceu aos farmacêuticos pelo trabalho que realizam empenhando-se para ajudar as pessoas doentes na luta contra a pandemia do coronavírus. E pediu que se rezasse por eles.
Na homilia, Francisco afirmou que a grande força que temos para pregar o Evangelho é a alegria do Senhor, alegria que é fruto do Espírito Santo.

O Papa comentou o Evangelho do dia (Lc 24,35-48) no qual Jesus ressuscitado aparece aos discípulos, assustados e cheios de medo, porque pensavam que estavam vendo um fantasma, e lhes abre a inteligência para entenderem as Escrituras.
Foi quando, então, tomados pela alegria que sentiram, eles não conseguiam acreditar.

Alegria do Senhor: a força para pregar o Evangelho

Francisco afirmou que a grande força que temos para pregar o Evangelho e seguir avante como testemunhas de vida é a alegria do Senhor, que é fruto do Espírito Santo:
“Ser repletos de alegria é a experiência mais alta da consolação. É a plenitude da presença do Senhor, é o fruto do Espírito Santo, é uma graça”. [Leia mais sobre a Alegria do Cristão]

Estavam repletos de alegria …e paralisados pela alegria

“Mas eles não podiam acreditar, porque estavam muito alegres” ainda e estavam repletos de surpresa, a alegria os impedia de acreditar. Era tamanha aquela alegria que pensavam “não, isso não pode ser verdade. Essa alegria não é real, é demasiada alegria”, comentou o Papa.
(…) “Estavam repletos de alegria, mas paralisados pela alegria.

E a alegria é um dos votos que Paulo faz aos seus de Roma: “Que o Deus da esperança vos torne repletos de alegria”.
“E aquela palavra, aquela expressão, encher de alegria é repetida, muitas, muitas vezes. Por exemplo, quando se dá no cárcere e Pedro salva a vida do carcereiro que estava para suicidar-se porque as portas se abriram com o terremoto e depois lhe anuncia o Evangelho, o batiza, e o carcereiro, diz a Bíblia, estava “repleto de alegria” por ter acreditado.

O mesmo acontece com o ministro da economia de Candace, quando Filipe o batizou e ele seguiu seu caminho “repleto de alegria”.
Acontece também no dia da Ascensão: os discípulos voltaram para Jerusalém, diz a Bíblia “cheios de alegria”.

Alegria é a plenitude da consolação, da presença do Senhor

A alegria, diz Francisco, “é a plenitude da consolação, a plenitude da presença do Senhor.
Porque, como Paulo diz aos Gálatas, “a alegria é o fruto do Espírito Santo”, não é a consequência de emoções que nascem por uma coisa maravilhosa…
Não, é mais que isso. Esta alegria, esta que nos toma é o fruto do Espírito Santo. Sem o Espírito não se pode ter esta alegria. É uma graça receber a alegria do Espírito”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas