Gaudium news > Para o secretário geral da Conferência Episcopal da Colômbia, reunião extraordinária da cúpula da Unasul foi positiva

Para o secretário geral da Conferência Episcopal da Colômbia, reunião extraordinária da cúpula da Unasul foi positiva

Bogotá (Segunda (31-08-2009, Gaudium Press) O secretário geral da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), monsenhor Juan Vicente Córdoba, declarou neste domingo à imprensa do país que espera uma ‘melhora’ no relacionamento entre Colômbia e outros vizinhos – como Equador e Venezuela – e que, na prática, a reunião da semana passada foi positiva – em referência ao encontro da cúpula da Unasul (União das Nações Sul-americanas), na cidade argentina de Bariloche.

O prelado também reforçou que o encontro na Argentina foi ‘o primeiro passo’ para recuperar a confiança entre os países.

“Pode ser o início da distenção de conflitos com os vizinhos (Venezuela e Equador). Os presidentes mostraram respeito às nações e a sua soberania e o tom moderado pode ser interpretado como uma aproximação com os países nos quais há tensão”.

O religioso ainda disse que ‘seria maravilhoso’ reunir os chefes de Estado e os líderes das conferências episcopais destes países.

Encontro marcado

O prelado ainda avisou que está marcada uma reunião entre os membros das Conferências Episcopais da Venezuela, Colômbia e Equador para o dia 4 de setembro, em Bogotá, cujo objetivo é exatamente buscar formas de ‘sanar’ os atritos entre as três nações.

Segundo monsenhor Córdoba, o encontro da próxima sexta-feira buscará alternativas que permitam criar ‘pontes de diálogo’ para superar de forma definitiva o ‘distanciamento entre eles’.

Cúpula Extraordinária

Uma cúpula extraordinária da Unasul – formada em maio do ano passado e integrada por 12 países da América do Sul – foi realizada na última sexta-feira na Argentina para avaliar o acordo que permite aos EUA utilizar bases militares colombianas. Chefes de Estado sulamericanos – como Hugo Chávez, da Venezuela, e Rafael Correa, do Equador – acusam os EUA de intereses estratégicos e militares que podem comprometer a geopolítica do continente.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas