Gaudium news > Arquidiocese de Fortaleza acolheu evento de preparação para a JMJ na Polônia

Arquidiocese de Fortaleza acolheu evento de preparação para a JMJ na Polônia

Fortaleza – Ceará (Sexta-feira, 17-07-2015, Gaudium Press) A Igreja de Fortaleza, no Ceará, celebrou junto com cerca de 3 mil jovens vindos de vários estados do Norte e Nordeste um Encontro Vocacional, que também serviu como preparativo para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2016, em Cracóvia, na Polônia.

Na ocasião, o Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, presidiu o Encontro, que contou também com a participação de diversos bispos e sacerdotes, assim como seminaristas do Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater de Belém do Pará.

Logo pela manhã, os participantes se concentraram no ginásio para rezar as Laudes – a oração matutina da Igreja – celebrada pelo Bispo da Diocese de Quixadá, Dom Ângelo Pignoli.

Mais tarde, deu-se início ao evento, coma apresentação de todos os presentes e dos jovens oriundos de suas respectivas cidades.

Logo depois, houve a Celebração da Palavra, presidida pelo Padre José Folqué, que exortou os jovens com o anúncio do Kerigma, baseado na 2ª Carta de São Paulo aos Coríntios. E a partir dessa leitura, o sacerdote convidou todos à conversão e reconciliação com Deus, além de aconselhar os participantes a aproveitar o tempo favorável de misericórdia.

Depois de ministrada a catequese e a leitura do trecho do Evangelho de São Mateus sobre a ressurreição de Jesus Cristo, Dom José Antônio fez um convite aos jovens para que pensassem na vocação sem temer o Chamado de Cristo.

Para isso, o prelado resolveu usar como referência os seus anos de experiência acompanhando pessoas vocacionadas ao sacerdócio e ao matrimônio.

“Eu me recordo de uma palavra de Jesus no Evangelho de São João que marcou muito a minha vida no sentido da minha vocação para sacerdote. Jesus disse: ‘Aquele que me ama guardará minha palavra. Meu Pai o amará e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Aquele que me ama, eu me manifestarei a ele’. Eu creio que nessas palavras está a experiência de toda vocação verdadeiramente cristã. Aí a pessoa descobre a sua específica e pessoal vocação porque Jesus fala no seu coração. Não há dúvida. Não somos nós que planejamos qual vocação vamos ter pelos cálculos que nós fazemos, mas é uma escuta de Deus. Ele diz qual é nossa maneira de amar e de gastar a vida por amor”, disse.

No final, ocorreu o chamado vocacional para acolher os 45 rapazes que naquele momento emitiram sua disposição à vida sacerdotal, além de 40 moças que disseram o “sim” à vida religiosa em conventos de clausura. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Fortaleza

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas