Gaudium news > Cidade gaúcha prepara 115ª Romaria de Caravaggio

Cidade gaúcha prepara 115ª Romaria de Caravaggio

Farroupilha – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 16/01/2015, Gaudium Press) A cidade de Farroupilha, no Estado do Rio Grande do Sul, reúne todos os anos milhares de devotos de Nossa Senhora de Caravaggio para participarem da Romaria Votiva. Neste ano, na sua 115ª edição, a festa será realizada no dia 2 de fevereiro, com o lema “Preservar a generosidade e a beleza da terra para as atuais e futuras gerações”.cartaz da festa.jpg

Em preparação para a festa será realizada, a partir do dia 23 de janeiro até o dia 1º de fevereiro, sempre às 20h, uma novena com o seguinte roteiro: dia 23, Paróquia São Marcos de Otávio Rocha; dia 24, Paróquia Jesus Bom Pastor; dia 25, Paróquia São Pedro e São Paulo, em Nova Roma do Sul; dia 26, Paróquia Sagrado Coração de Jesus; dia 27, Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia de Pinto Bandeira; dia 28, Paróquia Santo Antônio de Forqueta; dia 29, Paróquia de Caravaggio de Farroupilha; dia 30, Paróquia Santa Cruz de Nova Milano; e dia 31, Paróquia São Marcos.

No domingo, dia 1º de fevereiro, ocorrerá uma celebração na Paróquia Jesus Ressuscitado. No dia da festa, 2 de fevereiro, serão realizadas missas nos horários das 8h, 10h (sendo que neste horário ocorrerá a missa solene), 15h e 17h. Vale lembrar que a primeira edição da romaria aconteceu no ano de 1899, quando uma seca de seis meses afligia os agricultores da região. Mais informações pelo site www.caravaggio.org.br.

Devoção a Nossa Senhora de Caravaggio

Conta a história que Nossa Senhora apareceu a camponesa Joaneta Varioli, em 1432, na cidadezinha de Caravaggio, no Norte da Itália, no dia 26 de maio. A camponesa, que sofria maus tratos do marido, saiu de casa para colher ervas e, aflita, em prantos, pediu socorro a Maria, Mãe de Jesus. Entre a dor e a súplica, a camponesa vê uma bela e alta senhora, que pede ao povo que volte a fazer penitência e vá orar na Igreja no sábado à tarde em agradecimento aos castigos afastados. Joaneta leva ao povo e aos governantes o recado da Virgem, para solicitar-lhes os acordos de paz.

História do Santuário de Caravaggio

No dia 26 de maio de 1921, a então capela pertencente à comunidade Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, foi elevada a Santuário Diocesano. A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio que se encontra no altar do Santuário Diocesano, foi fabricada em Caxias do Sul/RS no ano de 1885, pelo artista plástico conhecido como Stangherlin. O modelo foi o quadro em preto e branco, datado de 1724, com a imagem da santa que ocupava o altar da primeira capela.

A construção do atual Santuário de Caravaggio durou exatamente 18 anos (1945 – 1963). Imponente, com seu estilo romano e capacidade para 2 mil pessoas, uma das características mais marcantes da construção está nos grandes ambientes e na iluminação que preenche as salas do santuário. Dentro, existe uma fonte de água (lembrando a Aparição de Nossa Senhora), benta em 26 de setembro de 1985.

A velha matriz, ou Capela dos Ex-Votos, como é mais conhecida atualmente, merece uma atenção especial dos que visitam o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. A Capela representa a esperança de todo um povo. A sua maior riqueza está nos milhares de objetos – conhecidos como votos – deixados por fiéis ao longo dos anos nas salas da igreja. A maioria dos agradecimentos são relativos a graças alcançadas pela saúde. Os que mais se destacam são as fotos com dedicatórias singelas e pessoais a Nossa Senhora de Caravaggio.

Em 1959, Nossa Senhora de Caravaggio foi declarada pela Santa Sé, Padroeira da Diocese de Caxias do Sul. Hoje, a comunidade é composta por cerca de 140 famílias e mais de 650 habitantes. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas