Gaudium news > “Todos os que creem em Cristo são chamados de pedras vivas”, diz Bispo de Novo Hamburgo

“Todos os que creem em Cristo são chamados de pedras vivas”, diz Bispo de Novo Hamburgo

Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 16/05/2014, Gaudium Press) “A construção do Igreja” é o título do mais recente artigo de Dom Zeno Hastenteufel, Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul. No texto, ele afirma que a partir da experiência do Cristo Ressuscitado, coube aos apóstolos a tarefa de construir a Igreja de Jesus Cristo.

Segundo o Prelado, muito cedo os apóstolos compreenderam que a verdadeira missão deles não era construir prédios com pedras e argamassas, mas Pedro entendeu logo que era Cristo a pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus e que deveria se tornar a pedra angular, de um edifício espiritual que precisava ser construído.

Ainda de acordo com o bispo, na segunda leitura deste domingo, São Pedro se apresenta como o coordenador do colégio apostólico, aquele que puxava à frente as incipientes iniciativas deste novo povo de Deus que estava se formando a partir da fé no Cristo ressuscitado. Por isso, ele escreve: “Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1 Pd 2,5).

“Se Cristo é a pedra angular, todos os que creem neste Cristo ressuscitado são chamados de pedras vivas, que vão formando este edifício espiritual, que, aos poucos, passa a chamar-se Ek+Klesia, que quer dizer grupo de escolhidos. A respeito deles, diz o próprio Pedro, um pouco adiante: ‘Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa'”, destaca.

Dom Zeno explica também que esta “ekklesia” vai aos poucos assumindo forma de um povo, com problemas, necessidades e serviços. Conforme ele, é isto que lemos em Atos dos Apóstolos, neste quinto domingo de Páscoa: “O número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas estavam sendo negligenciadas no atendimento diário. Então aos apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: Não está certo que nós deixemos a pregação da palavra de Deus para servir às mesas” (At 6,1-2).

Além disso, o Prelado salienta que foi nesta ocasião que a assembleia decidiu então escolher homens de boa fama e repletos do Espírito e de sabedoria e foram ordenados diáconos. Ele enfatiza houve a escolha de sete homens e eles foram apresentados aos apóstolos que oraram e impuseram as mãos sobre eles. “Assim, a Igreja nascente superava uma a uma suas dificuldades e o grupo crescia em espírito e vida”, completa.

Por fim, o Bispo da Diocese gaúcha lembrou que no Evangelho deste domingo Jesus vai preparando o seu grupo para a próxima separação. Para ele, a missão de Cristo estava se concluindo e ele teria que voltar para junto do Pai. Então ele diz com toda a ternura: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradias. Vou preparar um lugar para vós. Depois voltarei para vos levar comigo”. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas