Gaudium news > O Anjo do Senhor anunciou a Maria

O Anjo do Senhor anunciou a Maria

Por instantes, a salvação dos homens dependeu de um ato de vontade da donzela pura, da Virgem que seria Mãe, Nossa Senhora.

Redação (13/08/2020 13:00, Gaudium Press) Este talvez seja o mais espetacular acontecimento de todos os tempos: O Verbo Divino se fez homem.

A segunda pessoa da Santíssima Trindade encarnou-se no seio puríssimo de uma virgem, sem concurso de varão, por obra e graça do Divino Espírito Santo.

Leia também: A Anunciação do Senhor

O maior ato de amor que já houve

Sem dúvida, o maior ato de amor que já houve e poderá haver: Deus Pai envia o Filho para salvar a humanidade pecadora.

Um augusto ato de amor que redime… mas que passa, necessariamente, pelo sofrimento, pela dor…

O trecho que diz “rogai por nós na hora de nossa morte” foi acrescentado durante a terrível Peste Negra que causou milhões de mortes na Europa no século XIV.

A Co-redenção de Nossa Senhora

Por instantes, a salvação dos homens depende de um ato de vontade da donzela pura, da Virgem que seria Mãe.

Um sim, um não: daqui nasceria a aceitação da “co-redenção”, pois o ente santo que nasceria dela seria chamado Filho de Deus.

Leia também: Esta parte da Ave Maria foi acrescentada logo depois de uma terrível peste

Qual foi a resposta de Nossa Senhora ao anjo Gabriel?

Dos lábios da Virgem pendia a salvação! E suas poucas palavras foram a resposta da humildade, da aceitação, da confiança:

– Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a Vossa palavra!

A Anunciação segundo o Evangelho de São Lucas

Seria um atrevimento querer narrar este acontecimento, ao mesmo tempo, simples e grandioso, particular e universal do relacionamento mais extraordinário e sublime entre o Criador e a criatura. Só o Espírito Santo poderia narrá-lo. São Lucas em seu Evangelho (Lc. 1, 26-38) nos conta da seguinte maneira:

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.

Leia também: Uma prova biológica -e bela- de que o nascimento de Cristo ocorreu em dezembro

O Anjo do Senhor anunciou a Maria: qual foi sua mensagem?

Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”.

Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.

O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Leia também: “A Anunciação” de Fra Angélico é restaurada

O trecho que diz “rogai por nós na hora de nossa morte” foi acrescentado durante a terrível Peste Negra que causou milhões de mortes na Europa no século XIV.

Para Deus nenhuma coisa é impossível

Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?”

Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível”.

Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

E o anjo afastou-se dela. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas

  • Quem poderá nos salvar?

    Bombardeios aéreos, potentes cargas de explosivos nas pontes do Rio Tibre, dois mil tanques prontos para o assalto, iminência de arrasadores comba...

    Mais
  • Quer ser feliz? Fuja da inveja

    Comentários à liturgia deste XXV Domingo do Tempo Comum. Companheira indissociável da tristeza, do abatimento e do desânimo, a inveja é um mal ...

    Mais