Gaudium news > O ofício de trevas: o que é e como é realizado?

O ofício de trevas: o que é e como é realizado?

O ofício das trevas faz parte da liturgia da Semana Santa. Conheça aqui o significado e origem do nome deste cerimonial.

ofício das trevas

Redação (Quinta-feira, 09-04-2020, Gaudium Press) O ofício de trevas (matutina tenebrarum) é o ofício das matinas e laudes dos três últimos dias da Semana Santa (quarta, quinta e sexta-feira).

Por que ofício de trevas?

O nome deriva-se de três situações de trevas. Primeiro, das trevas naturais da meia-noite ao anoitecer, ou seja, as horas destinadas à recitação do ofício, lembrando as palavras de Cristo preso nas trevas da noite: “Haec est hora vestra et potestas tenebrarum” (Esta é a vossa hora e do poder das trevas.) (Lc 22, 53).

(Leia também: Cerimônias da Semana Santa – Quinta-feira Santa)

Segundo, das trevas litúrgicas, quando durante as cerimônias da paixão apagam-se todas as luzes na igreja, exceto uma. E por fim, das trevas simbólicas da paixão.

As 15 velas do ofício de trevas

O ofício de trevas é cantado ao cair da noite. Um candelabro de 15 velas é colocado no coro. Uma delas é de cor branca e todas as outras são feitas de cera amarela e comum, como sinal de luto e pesar.

(Leia também: As cerimônias da Semana Santa – Sexta-feira Santa)

No final de cada um dos Salmos, o cerimoniário apaga uma das velas, ao mesmo tempo em que as luzes da igreja vão sendo apagadas também. No final do ofício, apenas uma das velas permanece acesa, a branca. Esta vela não será apagada. Continuará acesa e será levada para atrás do altar. Ao término do ofício, o oficiante e os que o seguem, fecham o livro com estrépito.

Explicação do cerimonial do ofício das trevas

As velas que vão sendo apagadas representam os discípulos, que pouco a pouco abandonaram Nosso Senhor Jesus Cristo durante a Paixão.

A vela branca escondida atrás do altar e, mais tarde, outra vez visível, significa Nosso Senhor que, por breve tempo, se retira do meio dos homens e baixa ao túmulo, para reaparecer, pouco depois, fulgurante de luz e de glória.

ofício das trevas

As luzes do templo que também são apagadas simbolizam o luto da Igreja e a escuridão que baixou sobre a terra quando Nosso Senhor morreu.

(Leia também: As cerimônias da Semana Santa – Sábado de Aleluia)

O barulho no final do ofício significa o terremoto e a perturbação dos inimigos e recorda a desordem que sucedeu na natureza, com a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Razão histórica do cerimonial de apagar velas

A razão histórica do rito de apagar pouco a pouco as velas do tenebrário provavelmente é uma lembrança. De forma semelhante se apagava uma vela após a recitação de cada salmo, para contar quantos foram recitados.

(Leia também: Como obter indulgências durante o Tríduo Pascal?)

Este rito remonta ao tempo em que ainda não havia ofícios metodicamente organizados ou quando havia, conforme a estação do ano, mudança no número de salmos.

Por Emílio Portugal Coutinho

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas